Notícias

Prefeitura lança novo programa de castração para cães e gatos em Uberlândia

Cirurgias de esterilização serão gratuitas; projeto prevê a realização de até 1 mil procedimentos em atendimento a animais sob guarda de protetores e ONGs
10 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Após assinar recentemente a cessão de um imóvel na área central para os trabalhos da Associação de Proteção Animal (APA), a Prefeitura de Uberlândia irá implantar outro projeto importante para a causa de proteção animal. É o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos pelo método de esterilização cirúrgica (castração). Os detalhes e cronograma do programa foram anunciados em solenidade, realizada no Sindicato Rural de Uberlândia, pelo prefeito Odelmo Leão e pela secretaria municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira. 

 Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em parceria com a ONG SOSpet, o programa tem a previsão de castrar, de forma gratuita, cerca de 2 mil cães e gatos no próximo ano, podendo mais que dobrar este número. Os procedimentos serão realizados no ‘CastraMóvel’, veículo todo equipado, entregue pelo Município no fim do ano passado e que está posicionado na sede do Centro de Amostra e Aprendizagem Rural de Uberlândia (Camaru).

Prefeitura lança novo programa de castração para cães e gatos em Uberlândia 1
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

A pretensão é de que 30 animais por dia sejam esterilizados, com profissionais habilitados disponibilizados pela SOSpet, já a partir da próxima sexta-feira (12). Por meio de cadastro de protetores e ONGs feitos pela Zoonose, a secretaria irá sortear, neste primeiro momento, dez cuidadores ou instituições e cada sorteado poderá levar três animais para a castração. Serão cerca de 150 procedimentos por semana, até o limite de 1 mil procedimentos neste ano. Conforme a secretária Ana Paula Junqueira, o projeto poderá ser expandido. “Com essa conquista, seguimos trabalhando para ampliar ainda mais estes procedimentos. Para o ano que vem, temos planejado que serão 2 mil castrações, mas estamos trabalhando para conseguirmos realizar 5 mil castrações por ano”.

Prefeitura lança novo programa de castração para cães e gatos em Uberlândia 2
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

A castração, além de reduzir a superpopulação, também é um aliado para a saúde animal. “É um grande projeto que só traz benefícios para os animais reduzindo, por exemplo, a probabilidade de doenças como câncer de mama em fêmeas e problemas na próstata dos machos, além de ser o método mais humano para tratar a questão que pode acarretar em problemas ambientais e de saúde pública”, explicou o secretario municipal de Meio Ambiente, João Junior.

Prefeitura lança novo programa de castração para cães e gatos em Uberlândia 3
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Causa animal

O prefeito Odelmo Leão ressaltou a importância da iniciativa, que vai integrar o rol daquelas já realizadas pela Prefeitura de Uberlândia em prol dos animais. “Nosso governo tem sensibilidade em todas as áreas, inclusive, sempre se preocupou para com o bem-estar animal. Há poucos dias, assinei a permissão de uso de um imóvel para ampliar e melhorar o trabalho da APA. E o trabalho de castração não vem agora. Só de 2009 a 2020, já castramos, por meio do convênio que temos com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, mais de 15,5 mil animais da população de baixa renda cadastrada. Ou seja, com este trabalho que já é desempenhado somado ao novo programa de castração, Uberlândia terá a partir do ano que vem, aproximadamente 3.500 animais castrados por ano”, destacou o líder do Executivo municipal.

Cadastro Protetores e ONGs

A Prefeitura de Uberlândia já possui uma listagem com aproximadamente 80 nomes, dentre eles, protetores de animais e ONGs. O interessado que não esteja cadastrado deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, pelo telefone (34) 3213-1470, e seguir as orientações e requisitos que serão solicitados.  

Para Lyara Silva, responsável pela ONG SOSPet, o programa é uma demanda antiga que está sendo concretizada. “É emocionante ver isso acontecer de forma tão organizada e com um futuro que promete muito mais melhorias. Temos a ONG há muitos anos para cuidar de animais, mas percebemos que não adianta só criar abrigos para acolhê-los. A ação fundamental que evita todo o sofrimento animal é a castração. Juntamente com a Prefeitura, a nossa equipe, formada por 15 profissionais, executará este lindo projeto, ajudando não só os cães e gatos, mas toda a rede de protetores e ONGs de Uberlândia que sempre lutou por isso”.

Castramóvel

O Castramóvel possui isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização e de segurança e combate a incêndio e sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos. O veículo foi adquirido com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado e com contrapartida do Município.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também