Notícias

Funções das ouvidorias são tema de Ouvidoria Móvel Virtual

Evento foi transmitido em live pelo YouTube e aberto ao público geral
12 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

Funções das ouvidorias são tema de Ouvidoria Móvel Virtual
Evento foi transmitido em live pelo YouTube e aberto ao público geral

A população teve nesta quinta-feira (11) a oportunidade de saber um pouco mais sobre as ouvidorias municipal e estadual. Graças a um trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Uberlândia e o Estado de Minas Gerais, a Ouvidoria Geral do Estado realizou a “Ouvidoria Móvel Virtual” pelo YouTube, com acesso aberto ao público em geral. A videoconferência divulgou informações sobre a função das ouvidorias e como elas possibilitam que os cidadãos se manifestem e registrem suas demandas junto ao Município de Uberlândia e ao Governo de Minas Gerais.

Segundo o assessor jurídico de gestão estratégica, Jhonatan Cândido Felix, da Prefeitura, o webinário é uma forma de atender aos cidadãos de forma remota e foi adotado como uma remodelagem da Ouvidoria Móvel do Estado, que percorre os municípios do interior mineiro e da região metropolitana de Belo Horizonte para atender aos cidadãos de forma presencial. “A atividade também permite a interação das pessoas com os poderes públicos tendo respostas ágeis e eficazes”, disse.

Quanto às funções principais das ouvidorias, ouvidor de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, Maurício Fernando Oliveira de Miranda, destacou que são ouvir, acompanhar e responder as manifestações da sociedade, propondo ações que visem melhorias dos serviços públicos. “As ouvidorias promovem a interlocução entre os usuários e serviço público atuando como promotoras e agentes de mudanças em prol de uma gestão pública transparente, eficaz, participativa, ética e eficiente”, destacou.


Em Uberlândia, a Ouvidoria Municipal foi criada em 2020. Em pouco mais de um ano de trabalho o órgão tem servido de elo entre os cidadãos e os gestores municipais. “Cada manifestação tem uma preocupação do cidadão que diz respeito ao trabalho das secretarias municipais e por isso merecem toda a atenção e busca por uma solução”, disse o controlador geral e ouvidor municipal, Modesto Geraldo Rabelo, da Prefeitura. Em sua apresentação durante a Ouvidoria Móvel Virtual, ele ressaltou ainda a parceria firmada entre a Prefeitura de Uberlândia e a Rede de Governança Brasil que visa uma cooperação técnica entre as partes envolvidas, sendo que um dos objetivos é o aprimoramento da Ouvidoria Municipal.

Durante sua fala, a encarregada de assuntos jurídicos e de controle, Gisele Veloso Caetano, da Prefeitura, apresentou o funcionamento da Ouvidoria Municipal, como os cidadãos devem proceder para utilizar o serviço e levantamentos quanto ao número de atendimentos e secretarias responsáveis. “No período de um ano, a ouvidoria já realizou 8.118 atendimentos”, disse. As manifestações foram feitas por telefone, e-mail, Fala.BR, presencialmente ou carta.

Durante toda a Ouvidoria Móvel Virtual foi permitido que os cidadãos participassem por mensagens via chat, fazendo manifestações, solicitações, sugestões e elogios tanto ao evento, quanto às ouvidorias municipal e estadual.

Sobre as ouvidorias

A Ouvidoria Móvel Virtual é a versão on-line do serviço presencial oferecido pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A proposta é atender a população de forma remota, intermediando demandas relacionadas aos serviços públicos estaduais.

Já no âmbito da Prefeitura de Uberlândia, os moradores da cidade contam com a Ouvidoria Municipal. O serviço está disponível tanto por telefone, pelos números 0800 942 0291 e 3239-2886, quanto pelo e-mail ouvidoria@uberlandia.mg.gov.br. Em setembro deste ano, o órgão completou 1 ano de atividades com mais de 8 mil atendimentos.


Além disso, para assuntos exclusivos da área da Saúde, o munícipe tem como canal a Ouvidoria da Saúde, que atende pelo 0800 940 1480.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também