Notícias

Prefeitura implementará Pacto pela Alfabetização nas escolas municipais em 2022

Ação preconiza a alfabetização junto a estudantes do primeiro ano do ensino fundamental
12 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Araípedes Luz - Secom PMU

A Prefeitura de Uberlândia oferecerá mais uma melhoria na educação municipal em 2022. Desta vez será a implementação do Pacto pela Alfabetização, que preconiza a alfabetização completa das crianças durante o primeiro ano do ensino fundamental. Para realizar a iniciativa de forma transparente e eficaz, a equipe coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (SME) se reuniu durante esta semana com diretores de 54 escolas municipais e de duas organizações da sociedade civil (OSCs) para apresentar quais serão os benefícios do Pacto e esclarecer dúvidas. As reuniões foram realizadas no Centro Municipal de Estudos e Projetos Pedagógicos Julieta Diniz (Cemepe).

“Um dos benefícios que teremos é que o Pacto vai contribuir para termos crianças alfabetizadas geralmente com seis anos de idade”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo. Ela destacou que uma criança alfabetizada tem mais facilidade de entender os currículos escolares. Desta forma, o Pacto amplia o papel das escolas de prepararem as crianças para diversos segmentos, como o profissional e o emocional.

A implantação do Pacto em Uberlândia está em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), conduzida pelo Ministério da Educação (MEC). A PNA visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.

Em Uberlândia, a SME estabeleceu parcerias com o Instituto Projeto de Vida, de Uberlândia; do Instituto Raiar, de Brasília; e do Instituto Alfa e Beto, de Brasília, que fornecerão matérias didáticos e de apoio para a rede municipal de ensino. A implementação do Pacto não acarretará em custos financeiros para a Prefeitura de Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também