Como forma de prevenção às práticas que ferem o direito do consumidor na “Black Friday”, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia intensificará, neste mês de novembro, as fiscalizações no comércio. O dia “D” da promoção é na última sexta-feira, dia 26, mas alguns comerciantes já estão oferecendo ofertas antecipadas tanto nos sites quanto nas lojas físicas. Na última semana, entre os dias 22 e 26, uma quantidade maior de fiscais estará nas ruas e shoppings da cidade, como feito nos demais anos. O Procon preparou, ainda, dicas para aqueles que estão interessados em adquirir produtos e serviços (veja abaixo).
Por ser marcada por promoções variadas, o Procon Uberlândia recomenda cuidados, principalmente em compras pela internet. Em relação às compras online, que somente durante a pandemia apresentaram crescimento de 75%, o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, sugere cuidados como realizá-las pelo cartão de crédito, pois são mais seguras que os outros métodos de pagamento, por garantir o estorno em caso de golpes.
Em casos de observar em um site o aumento do preço de um produto nas semanas anteriores à “Black Friday” para conceder um falso desconto no dia da promoção, o consumidor pode denunciar. “Fiquem atentos, é uma prática fácil de ser descoberta com o uso de serviços e aplicativos que rastreiam a evolução dos preços das lojas virtuais, por exemplo”.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Disque Procon 151, pelo Zap da Prefeitura, no (34) 99774-0616 ou pelo faleprocon@uberlandia.mg.gov.br. A sede do Procon fica na avenida Benjamin Magalhães, 3, no bairro Tibery, com funcionamento das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Confira mais dicas
- Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;
- Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;
- Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra;
- Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;
- Fique atento às opções de parcelamento;
- Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou WhatsApp;
- Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes.
- Planeje financeiramente para fazer as compras.