Notícias

Projeto de estudantes municipais se destaca em 1º lugar na feira Ciência Viva 2021

Feira consagrou trabalho desenvolvido por alunos 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto
12 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O projeto “Jogo Digital, Cultura Real”, desenvolvido por alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto, levou dois prêmios da feira Ciência Viva 2021. A classificação foi anunciada nesta sexta-feira (12) e o projeto ficou em primeiro lugar nas categorias Ensino Fundamental 1 e Votação Popular.

O “Jogo Digital, Cultura Real” aborda a diversidade da cultura indígena brasileira e aborda aspectos como os motivos pelos quais os nativos foram nomeados índios, suas religiosidades, crenças, alimentação, medicina, moradia, dança e artesanato, além de palavras de origem indígena e principais etnias. As alunas que o desenvolveram também mostraram a resistência dos indígenas contra a invasão de suas terras. Uma das curiosidades é o desenvolvimento de games por uma comunidade indígena. O projeto foi desenvolvido por meio de tecnologia digital com o uso de rodas de conversa, entrevistas e jogos.

Para a professora Stella Jacinto, orientadora do projeto, foi uma honra participar da Ciência Viva. “É muito gratificante poder incentivar as crianças a desenvolver a ciência. Ficar em primeiro lugar também é muito bom, pois mostra o reconhecimento da comunidade pelo nosso trabalho”, disse.

Quem também vibrou com as classificações foi a diretora da unidade escolar, Rosana de Souza. “É um incentivo para nós continuarmos nossa caminhada, preparando as crianças. Que venham outras feiras para participarmos e nos empenharmos em novos projetos”, ressaltou.

Ciência Viva

A Ciência Viva é uma exposição realizada anualmente e aberta ao público. É uma oportunidade de estudantes da educação básica de Uberlândia compartilharem suas experiências e apresentarem trabalhos científicos. Alguns dos objetivos da feira são divulgar e popularizar a ciência e promover o desenvolvimento da criatividade e capacidades inventiva e investigativa capaz de despertar e revelar vocações, além de contribuir na formação cidadã dos estudantes.

A feira Ciência Viva 2021 tem como tema central “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, em consonância com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Projeto “Jogo Digital, Cultura Real”

Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto, localizada no bairro Aurora

Estudantes: Flaviane Kethlyn Chaves Borges da Silva (4º ano), Marcela Côrrea Caixeta (4º ano), Nicolly Cristine Gusmão (5º ano)

Orientadora do projeto: Stella Santana da Silva Jacinto

Coorientadora do projeto: Danieli Aparecida Duarte

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também