No próximo sábado (20), celebra-se o Dia da Consciência Negra e para comemorar e ressaltar a importância da data, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), será parceira no 23º Congresso das Tradições de Matriz Africana. O evento começa nesta sexta-feira (19) na Câmara Municipal e finda-se neste sábado (20) no cineteatro Nininha Rocha, localizado no Centro Municipal de Cultura.
A abertura, que acontece nesta sexta, a partir das 19h, contará com Moções de aplausos, entrega de títulos de cidadãos honorários, homenagens e apresentações culturais. Já no sábado, a programação conta com várias palestras e oficinas que acontecerão no Centro Municipal de Cultura, a partir das 8h.
Neste ano, o Congresso traz reflexões e conhecimentos sobre a ancestralidade africana, desmitificando crenças, principalmente da religiosidade oriunda de terreiros. O objetivo é explanar sobre a cultura, o respeito, discutir sobre a intolerância religiosa e colaborar para a erradicação do racismo e de tantas outras atitudes discriminatórias.
Segundo a Diretoria de Igualdade Racial da SMCT, Pollyanna Fabrini, o evento é um importante instrumento de informação e reconhecimento. “O congresso será uma forma de fortalecer e esclarecer os saberes culturais da ancestralidade africana e sobre a nossa própria história. É essencial que a sociedade desconstrua os estereótipos erguidos e a informação é um importante instrumento para isso”, pontuou.