As duas bancadas do laboratório de hidrometria do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estão sendo inspecionadas nesta semana por técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG). O trabalho dos especialistas vai até esta quinta-feira (18) e tem como finalidade fazer a renovação anual da certificação dos equipamentos.
Dentre os instrumentos avaliados estão manômetros, termômetros e recipientes de medidas de volume e vazão. De acordo com o gerente de fiscalização do Dmae, Niender Lucio do Nascimento, a inspeção técnica é um procedimento padrão para manter o funcionamento adequado do laboratório. “Estas ações garantem confiabilidade, transparência e segurança dos serviços do Dmae para o munícipe”, disse.
Niender ressalta que a certificação do Ipem atesta a eficiência das bancadas que fazem a aferição dos hidrômetros. “Os testes são obrigatórios para a renovação da certificação. Com ela, a autarquia fica habilitada a emitir laudos e aferir hidrômetros que diariamente são instalados em residências, comércios e indústrias na cidade e nos distritos, garantindo assim a mensuração adequada do consumo.”
Bancada
Inaugurado em 2010, o Laboratório de Hidrometria é um dos mais modernos do país, sendo referência para diversos municípios. Todas as aferições dos hidrômetros em Uberlândia passam pelo laboratório, onde os testes de vazão e volume garantem a confiabilidade do medidor. O consumidor, ao solicitar uma ligação de água, precisa adquirir o medidor e levá-lo ao Dmae para ser aferido antes de entrar em funcionamento.