Notícias

Prefeitura faz ações em casas de acolhimento com a Caravana de Prevenção

Oficina de graffite, criação de painéis artísticos, customização de camisetas e dança de rua levam arte e novas perspectivas de futuro para as crianças e adolescentes
17 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Projeto Rede de Colaboração da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, está desde o início do mês executando intervenções artísticas, por meio de oficina de graffite, criação de painéis, customização de camisetas e aulas de dança de rua, nas casas de acolhimentos de menores que estão no Programa de Apadrinhamento das unidades administradas pela Missão Sal da Terra.

Considerada pela secretaria uma ferramenta de busca pelo autoconhecimento, o graffite é uma arte utilizada no trabalho de reinserção social de jovens por meio da arte. “Os painéis terão várias ilustrações feitas dentro da temática autoestima, vida, amizade e cuidados e as interações como a dança e a customização de camisetas mostram um novo horizonte para essas crianças”, explica o coordenador do Núcleo de Prevenção às Drogas, Cleiton Rocha do Santos (Kakko).

Prefeitura faz ações em casas de acolhimento com a Caravana de Prevenção 1
Foto: Divulgação/Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

Caravana de prevenção

O Projeto Caravana de Prevenção às Drogas agrega um conjunto de ações de prevenção ao uso indevido de drogas. O objetivo é promover a cidadania do público escolar infantojuvenil, abrangendo os respectivos familiares, gestores, educadores e colaboradores da rede pública e privada de ensino. As ações realizadas em cada escola, no período de uma semana, aliam-se à outras estratégias de proteção e redução de risco, já desenvolvidas pelo poder público em Uberlândia. 

Ao prestar esclarecimentos e estimular reflexões sobre a temática, junto aos estudantes e demais membros da comunidade escolar, o projeto contribui para a formação de multiplicadores na prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Com isso, o projeto oferece suporte à toda sociedade no enfrentamento e a consequente redução dos índices de dependência química no município.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também