Notícias

Prefeitura promove blitz automotiva na 6ª edição do Auto Stop

Com apoio do Sindmetal, Sebrae e empresas, formandos do curso de mecânica automotiva fazem inspeção gratuita em veículos na praça Sérgio Pacheco
19 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na manhã desta sexta (19), quem passou de carro pela praça Sérgio Pacheco teve a oportunidade de ganhar uma inspeção veicular gratuita. A blitz automotiva ocorrerá também neste sábado (20), das 8h às 12h, e faz parte da programação do Auto Stop. O evento, que está na 6ª edição, é promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, junto aos formandos do curso de mecânica automotiva.

O curso integra o rol de capacitações realizadas gratuitamente nos centros profissionalizantes do Município. Com o Auto Stop 2021, os aprendizes têm mais um espaço de aperfeiçoamento, com palestras e atividades práticas.

“Junto com nossos parceiros, apresentamos à comunidade o trabalho dos centros profissionalizantes, que é preparar o formando para o mercado de trabalho. E aqui, eles aplicam tudo o que aprenderam na inspeção de veículos”, conta o coordenador de formação profissional da secretaria Cléberson Pereira Francisco.

Neste ano, a ação acontece por meio de parcerias com empresas como Grupo Pellegrino, Nakata, Gates e Sampel, além do Sindmetal/Fiemg e Senai. Também prestam apoio ao evento a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Minas Gerais.

Motorista recebe laudos do carro

Diagnóstico eletrônico da suspensão dos veículos e check list da parte elétrica e de pneus fazem parte do roteiro seguido na blitz automotiva. Os aprendizes ainda medem os sulcos do pneu e geram laudos.

“O motorista pode receber os laudos tanto do diagnóstico eletrônico quanto da inspeção visual e, caso precise fazer algum procedimento no carro, basta levar ao mecânico de confiança da pessoa. Até sábado, esperamos inspecionar pelo menos 200 veículos”, explica Mário Sérgio, coordenador do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal).

Oportunidade

Dêner Caetano de Andrade, de 27 anos, frequenta há quase três meses o curso de mecânica automotiva da Prefeitura. Ele conta que vê a capacitação e o aperfeiçoamento do Auto Stop 2021 como grandes oportunidades.

“Gratuitamente, nós temos bastante aula teórica e técnica e a oportunidade de crescer nessa área, que é a que a gente gosta. Aqui, no Auto Stop, podemos mostrar o que aprendemos no curso e também nos ajuda a perder a timidez, porque estamos lidando com o público”, relata o aprendiz.

Técnico em comunicação, Isaías Martins aproveitou a blitz automotiva para checar como está o seu carro. “Um amigo me falou do Auto Stop e eu resolvi vir. É a primeira vez que participo e estou achando bem legal.”

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também