Notícias

Prefeitura realiza evento para fomentar a liderança feminina

Mesa redonda reuniu mulheres com destaque no empreendedorismo e no ambiente corporativo
19 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (19), dia do Empreendedorismo Feminino, uma mesa redonda para discutir sobre o papel da mulher no ambiente empresarial, político e corporativo. Com a realização da Escola de Governo, da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, o evento foi um momento de debater a realidade feminina no mercado de trabalho, sobre empreendedorismo, além de incentivar a conexão entre as mulheres e os negócios geridos por elas.

Foram abordados temas como Educação financeira para o sucesso do empreendedorismo; Os desafios do empreendedorismo corporativo; Negócios de impacto: quebrando tabus; e Empreendendo em espaços dominados pelos homens, além do compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre as tendências de mercado.

A secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, fez a mediação ao lado da secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thailita Jorge. “Tanto a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação quanto a de Agronegócio, Economia e Inovação têm trabalhos importantes em oferecer o empreendedorismo pra mulher. Percebemos, por exemplo, que as mulheres estão empreendendo em áreas que antes eram predominantemente masculinas, como mecânica, pintura, funilaria. Esse encontro é exatamente para mostrar para as mulheres que elas podem seguir em frente”, ressaltou a secretária Ana Paula.

A diretora jurídica e de Relações Governamentais da Cielo, Louangela Bianchini da Costa Colquhoun, foi uma das convidadas para a mesa redonda. Natural de Uberlândia, ela compartilhou a experiência de integrar o ambiente corporativo de uma grande empresa e de como foi a trajetória de sua carreira.

“É necessário enxergar a mulher empreendedora, porque ela é importante economicamente e na sociedade. Temos mulheres, chefes de família, que sustentam seus lares. E a gente ter evento dessa natureza, estimula que outras coloquem a mão na massa e compartilhem essas experiências. E o empreender pode acontecer em qualquer ambiente, como foi na minha carreira”, afirmou Louangela.

Também estiveram presentes no evento a CEO da Barkus Educacional e presente na classificação ‘Forbes Under 30’ como uma das brasileiras abaixo de 30 anos de idade destaque da revista Forbes, Bia Santos; a cofundadora da Herself e Herself Educacional, Raíssa Assmann Kist; a sócia e fundadora da marcenaria Lumberjills, Fernanda Sanino; e, de forma virtual, a representante da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME, Marina Gurgel, e a advogada e doutora em Direito Internacional pela USP/Sorbonne, Carla Junqueira.

Prefeitura realiza evento para fomentar a liderança feminina 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Papel social

Durante o evento, ainda foram discutidos temas ligados ao papel da sociedade em proporcionar um ambiente seguro para as mulheres, desde a garantia das liberdades, direitos, até sobre como o mercado de trabalho e as políticas públicas acolhem as mulheres. A secretária Ana Paula Junqueira mencionou feitos da atual gestão nesse empenho. “Recentemente foi regulamentado a distribuição de absorventes para alunas da rede municipal. A partir do ano letivo de 2022, o benefício vai atingir pelo menos 4 mil alunas, a partir dos 11 anos de idade, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim como o aplicativo Salve Maria, que desde 2019, auxilia no combate e apoio a mulheres vítimas de violência”, exemplificou.

A mesa redonda contou com a participação de aproximadamente 120 espectadores presenciais, além de quase 240 visualizações simultâneas na transmissão que aconteceu online pelo canal da Prefeitura de Uberlândia no YouTube. Os participantes que fizeram a inscrição receberão o certificado por e-mail, com três horas de carga horária.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também