Ao todo 40 mil mudas de árvores nativas do cerrado serão plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) dentro das ações do Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A temporada 2021 foi iniciada nesta semana e vai atender 14 propriedades rurais em uma área de 45 hectares.
O plantio visa ampliar a área de nascentes e de vegetação às margens das bacias dos rios Uberabinha, Araguari e ribeirão Bom Jardim. A ação começou na Fazenda da Barra, próximo ao distrito de Tapuirama. A propriedade vai receber 6 mil mudas que farão a recomposição vegetal em uma área aproximada de seis hectares.
O período chuvoso é propício para a realização do plantio. As equipes fazem o coroamento (limpeza ao redor da muda), aplicação de calcário, adubo, formicida e gel hidroretentor.
O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, ressalta que as ações de proteção de apps e plantio de espécies nativas colocam o programa Buriti em um patamar de referência em preservação ambiental para Minas e o Brasil. “O programa existe há 13 anos e já recuperamos mais de 6,5 mil hectares de vegetação em APPs.
Manutenção
O Dmae também conclui nesta semana a segunda etapa da manutenção das mudas plantadas na temporada do ano passado. Nesta fase foi feito o replantio de 10 mil mudas nativas em 12 propriedades, aliado ao controle de pragas, limpeza e adubação.
Programa
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação (2008) já foram realizados 595 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas em uma área protegida de 6,5 mil hectares. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.