No fim de semana, a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), entidade parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), obteve um excelente desempenho no Meeting Loterias Caixas de São Paulo, ao conquistar 33 medalhas nas 33 provas de atletismo disputadas pela equipe. No total, foram 31 ouros e 2 pratas.
Segundo um dos treinadores da equipe, o profissional de educação física da Futel, Leandro Garcia, esta foi a última competição da Aparu/Futel em 2021. “A equipe foi representada por 19 paratletas, sendo 15 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, e alcançou resultados grandiosos. O evento fechou muito bem o ano e comprovou que nossos paratletas estão entre os melhores do Brasil”, disse.
Na última semana, entre 15 e 17 de novembro, a Aparu/Futel também esteve entre os destaques do Campeonato Brasileiro de Atletismo da CBDI (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais), ao conquistar sete medalhas (duas de ouro, quatro de prata e uma de bronze). “O prefeito Odelmo Leão sempre foi um grande entusiasta do paradesporto, investindo e acreditando em nossos paratletas. O resultado é que hoje nossas equipes se destacam em todas as competições que participam”, disse o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
O desempenho da equipe nestas competições tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve os treinos dos paratletas de alto rendimento com chances de classificação para competições nacionais e internacionais, com todos os cuidados de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara de proteção e distribuição de álcool em gel. No caso do atletismo, os treinos são realizados de segunda a sábado, no Sesi Gravatás.