Notícias

Prefeitura de Uberlândia é case de sucesso em evento do TCE Alagoas

Diretor-presidente da Prodaub compartilhou as práticas e conhecimentos relacionados ao tema com servidores do Tribunal de Contas de Alagoas
22 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia vem se destacando em vários setores da administração pública. A responsabilidade por grandes feitos vem das iniciativas e programas materializados através da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). Na manhã desta segunda-feira (22) o diretor-presidente da Prodaub, Reginaldo Aparecido Mendes, foi convidado a realizar uma palestra durante evento “Projetos para desenvolvimento municipal: Cases de sucesso”, do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), destinado a gestores dos municípios alagoanos e equipes de governança.

Em sua fala, deu exemplo de como Uberlândia é referência na implantação de soluções para eficiência fiscal e para compartilhar com os servidores e autoridades do órgão sobre as práticas e o conhecimento executados. “Esse tipo de evento é uma forma de nos aproximar de outras prefeituras, independente do porte delas, que tenha ou não condição de estar onde nós estamos, para disponibilizar conceitos, tecnologias, facilidades. Uma parceria e uma forma de demonstrar o que Uberlândia tem desenvolvido na área de tecnologia que facilita a vida do cidadão, além de aumentar a nossa arrecadação”, comentou.

Prefeitura de Uberlândia é case de sucesso em evento do TCE Alagoas 1
Foto: Divulgação

Durante a palestra, foi apontada a criação e implantação de aplicativos para facilitar o acesso de servidores e cidadãos aos serviços municipais e a políticas públicas, bem como o desenvolvimento de alternativas para otimizar os processos internos, que contribuem para a arrecadação do município, além da economia gerada pelo uso mais sustentável de papel.

Serviços digitais

Como forma de informatizar e a atualizar o cadastro imobiliário, a Prefeitura de Uberlândia realizou o geoprocessamento da área urbana, dos distritos e da zona rural do município. A empresa GI Geoprocessamento foi a responsável pelo trabalho, que foi realizado por fotos aéreas de alta precisão com perfilhamento a laser e fotos terrestres georreferenciadas. Na ocasião, mais de 124 mil imóveis apresentaram diferenças cadastrais

Prefeitura de Uberlândia é case de sucesso em evento do TCE Alagoas 2
Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação 

Ainda com relação à arrecadação, outras ações contribuem para a eficiência fiscal da cidade de Uberlândia, com o apoio da tecnologia. A implantação de planos e ações como o Zap da Prefeitura, que facilita o acesso à emissão de segunda via de IPTU e de tarifas do DMAE; o Portal de Negociação, que funciona sem interrupções e possibilita a negociação de débitos e parcelamentos; o Nota Certa, que incentiva a cidadania fiscal através de prêmios para os contribuintes; o Alvará Sanitário Online, Alvará Num Clique, Alvará Hidrossanitário Num Clique e o Integrador Municipal, como ferramentas de desburocratização e apoio aos empreendedores; além de oferecer capacitação e cursos virtuais para pequenos empresários através da funcionalidade Mais Negócio; entre outros serviços.

Os aplicativos desenvolvidos pela Prodaub também são destaque no estado e no país. O app Salve Maria, de apoio às mulheres e de combate à violência doméstica, que oferece ligação direta do usuário com os órgãos de segurança pública já teve o seu código base compartilhado com cidades de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, e está em discussão com municípios cariocas, paulistas e maranhenses que demonstraram interesse pela aplicação.

Há ainda o app Saúde+Uberlândia, onde o cidadão tem acesso a informações como agendamentos de consultas, exames e a possibilidade de acompanhar em tempo real como está o fluxo de atendimento das oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) da cidade. O aplicativo Udi sem Dengue, que é uma ferramenta de combate ao Aedes Aegypti; o Mãe Uberlândia que tem o objetivo de melhorar a qualidade do pré-natal, a garantia do acesso ao parto e consultas para prevenção de agravos no pós parto; e o aplicativo EducaUdi, que permite que o responsável pelo estudante acompanhe integralmente a vida estudantil dos alunos matriculados na rede municipal.

Há ainda o sistema eletrônico sustentável municipal, o E-Docs, que além de otimizar os processos do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia, dispensa o uso de papel nos procedimentos internos (ofícios, memorandos, dentre outros) entre os diversos setores da administração municipal. A funcionalidade reduz o tempo de trânsito de documentos, economiza recursos e oferece maior segurança nos processos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também