Entregue nesta segunda-feira (22), a Comenda Zumbi dos Palmares reuniu autoridades políticas e comunidade negra na Câmara de Vereadores, em continuidade às celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro. A comenda reverencia a origem africana do povo brasileiro e conclama a sociedade na luta contra manifestações de intolerância e discriminação racial. A secretaria municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, representou o prefeito Odelmo Leão na solenidade, entregando diploma e medalha ao primeiro capitão do Terno de Congo de Sainha, Eurípedes Marques (Zezão).
A homenagem enaltece a representatividade e relevância cultural de Zezão, líder do terno de Congado mais antigo de Uberlândia, criado por família de escravos em 1897. O grupo Terno Congo de Sainha é caracterizado pelas letras, vestimentas em azul claro e branco e utilização de instrumentos não convencionais, como violão e sanfona.
Comenda Zumbi dos Palmares
Instituída pelo Decreto Legislativo nº 949/21, de 13 de outubro de 2021, que alterou os DL526/17 e 565/18, a “Comenda Zumbi dos Palmares” tem a finalidade de agraciar pessoas físicas e jurídicas que promovam a cultura negra, inclusão social, combate ao racismo e se destacam por ações contra a discriminação racial e quaisquer outras formas de intolerâncias, bem como ações e atividades que contribuem para a promoção da igualdade racial em Uberlândia.