Notícias

Palestra do Dmae mostra importância da separação do lixo reciclável

Autarquia orienta sobre como separar e higienizar os produtos recicláveis, além de entender o funcionamento da Coleta Seletiva e do aterro sanitário
23 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você sabe como a separação dos materiais recicláveis pode mudar a sociedade e o meio ambiente? Por meio da reciclagem e da coleta seletiva, os produtos são descartados da forma correta e reutilizados, além de gerar emprego nas associações de catadores das cidades. Sabendo disso, o setor de Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia disponibiliza, no canal do Dmae no YouTube, uma palestra, realizada pelo supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio, explicando como realizar a separação dos materiais corretamente e a importância da divisão entre recicláveis e não recicláveis.

Durante a palestra, o supervisor conta que esta ação é feita para gerar renda e emprego aos catadores do município, trazendo inclusão social, a partir da reciclagem. “A partir da Coleta Seletiva, o trabalhador vai atuar em um local mais limpo, coberto e apenas com os materiais recicláveis. Além disso, os catadores que não trabalham nas associações podem ser expostos a materiais contaminados. Assim, a Coleta Seletiva é importante para condições melhores para essas pessoas”, explica.

O vídeo visa conscientizar a população sobre a coleta seletiva e como o pequeno gesto de separar o lixo pode contribuir com a cidade. A palestra pode ser utilizada em escolas para ensinar as crianças sobre reciclagem e em empresas e indústrias para mostrar que é possível fazer a separação tanto em casa, quanto no trabalho.

Por que fazer a Coleta Seletiva?

A separação é fundamental para a preservação do Meio Ambiente. Realizar a Coleta Seletiva é importante para despoluição e descontaminação dos recursos naturais, como o solo e os rios. De acordo com o supervisor, em Uberlândia existem 5 associações e 1 cooperativa de catadores, que recebem os materiais recicláveis e dão o destino correto para este tipo de material. Dessa forma, quanto mais pessoas se mobilizarem em separar o lixo, esse número aumenta, garantindo mais emprego e condições melhores para os trabalhadores.

No vídeo, além de explicar as maneiras certas de descartar os produtos, Arthur apresenta como funciona um aterro sanitário, local onde são descartados os resíduos não recicláveis, ou orgânicos.

Interessados podem assistir a palestra no canal do YouTube do Dmae, ou através do link https://bit.ly/3wThFP7.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também