Notícias

Palestras nas unidades de saúde reforçam importância do cuidado da saúde do homem

Ações fazem parte da mobilização do Novembro Azul; UBSF Shopping Park IV abordou sobre fatores de risco, sintomas iniciais do Câncer de Próstata e o preconceito
24 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Até o final de novembro – mês da conscientização dos homens sobre a prevenção ao Câncer de Próstata e dos cuidados com a saúde –, as equipes das unidades básicas de saúde do município realizam ações para reforçar com o público masculino a importância dos bons hábitos de saúde e frear o preconceito em relação aos exames do diagnóstico precoce da doença.

Nesta quarta-feira (24), foi a vez da equipe da UBSF Shopping Park IV levar informação aos homens da área de abrangência da unidade sobre a importância dos cuidados com a saúde. Durante a ação, a equipe abordou com os participantes sobre os fatores de risco, sintomas iniciais e, principalmente, o preconceito.

“Muitos têm vergonha, principalmente quando às queixas são relacionadas à parte genital. Por isso que eventos como o Novembro Azul são importantes porque, além de chamar a atenção para o câncer de próstata, que é o segundo maior câncer entre os homens, é bom para procurarem atendimento o ano todo. Então, percebemos que as ações sensibilizam e ajudam a procurar atendimento de forma preventiva”, contou a médica da unidade Raíza Guimarães  

O aposentado Irani Firmino da Silva, de 67 anos, estava entre os participantes da palestra que aconteceu na unidade de saúde e aproveitou o momento para tirar dúvidas. Para ele, quanto mais informação tiver, melhor para evitar as doenças.

“Tem muito homem que não procura ajuda por vergonha e falta de conhecimento. Quando temos esses momentos, reforçamos os cuidados e acabamos com o preconceito. Tem que cuidar o quanto antes, porque não adianta procurar tratamento médico depois que está doente. Pode ser tarde”, explicou.

Palestras nas unidades de saúde reforçam importância do cuidado da saúde do homem 1
Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

Ação contínua

O trabalho de prevenção acontece durante todo o ano em todas as unidades de saúde. Durante o mês de novembro, as ações são intensificadas para reforçar com a comunidade a importância dos cuidados. São realizadas palestras sobre assuntos relacionados à saúde do homem, bem como serviços, intensificação de consultas e solicitação de exames, como o PSA (Antígeno Prostático Específico). Tudo para lembrar ao público masculino sobre a importância do diagnóstico precoce.

Também são ofertados teste rápido para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), avaliação de lesão de boca, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, abordagem em relação à alimentação saudável, entre outros.

 Câncer de próstata

O câncer de próstata evolui lentamente. Sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Por isso, a importância da prevenção. Ao todo, o município de Uberlândia tem 69 pontos de atendimento da atenção primária (UBS e UBSF), que estão à disposição para receber e orientar o público masculino da melhor forma possível.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também