Notícias

Dmae recebe premiação de Boas Práticas Ambientais do Sisema

Quinta edição destaca projetos associados ao saneamento básico no Estado
25 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), ganhou o Prêmio de Boas Práticas Ambientais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Representantes do Dmae receberam a premiação do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento do Estado, Rodrigo Franco, na quarta-feira (24), durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

O Peac integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae com atividades de educação ambiental e conscientização voltadas para o uso racional da água, preservação dos recursos hídricos, entre outros. Ele foi premiado por se destacar entre os objetivos do concurso que nesta edição valorizou práticas e projetos associados ao saneamento básico em Minas Gerais.

 De acordo com o coordenador do Núcleo de Projetos de Educação Ambiental, Cláudio Oliveira Rocha, as ações do Peac ampliam a conscientização ambiental relacionadas às atividades de saneamento básico do Dmae. “Realizamos ações com estudantes da pré-escola ao ensino superior, também levamos palestras e jogos educativos às instituições e empresas”, explicou.

O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, ressaltou a premiação do Sisema ao programa. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento do Peac que valoriza dentro e fora da autarquia, as ações de sustentabilidade e conscientização ambiental”.

Entre as atividades desenvolvidas pelo programa estão produção de material didático, exibição de filmes por meio do Cine Água, visitas às estações de tratamento de água, de esgoto e ao Museu da Água na sede do Dmae, teatro com a Turminha do Cerrado, jogos pedagógicos, brincadeiras educativas, palestras e oficinas.

Em 2019, o Peac atendeu cerca de 35 mil pessoas. A partir de 2020 com a suspensão das atividades externas, o programa passou a desenvolver ações na plataforma Google Classroom, com o projeto Educação Virtual. Em setembro deste ano, com o retorno das atividades presenciais, o Peac já atendeu mais de 6 mil pessoas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também