Notícias

Procon realiza operação Black Friday nesta sexta-feira (26)

Equipes de fiscalização estarão nas ruas esclarecendo dúvidas dos consumidores; unidade do Procon Móvel vai ficar na praça Tubal Vilela das 9h às 17h
25 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia vai realizar nesta sexta-feira (26) uma operação de fiscalização da Black Friday em estabelecimentos comerciais. Cerca de 20 fiscais vão orientar consumidores para que não caiam em golpes, além de garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido.

Como forma de prevenção à prática de preços abusivos na Black Friday, diversos estabelecimentos comerciais foram visitados pelos fiscais no decorrer do mês.Também foi realizado o monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas realmente têm o desconto anunciado.

De acordo com o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, nesta sexta os fiscais vão verificar o valor dos itens comercializados para apurar possíveis maquiagens de preços, certificar se os preços estão visíveis e de acordo com as normas de defesa do consumidor, além de repassar orientações à população. “Queremos garantir que todos façam compras bem sucedidas e sem intercorrências”, ressaltou.

Durante todo o mês de novembro, as ações do Procon ficaram concentradas nas relações de consumo da Black Friday, onde foram verificadas denúncias recebidas de falsas promoções, aumento de valores que antecede as ofertas e monitoramento de preços.

Procon Móvel

A unidade do Procon Móvel estará na praça Tubal Vilela na sexta (26), das 9h às 17h, para atendimento e orientação aos consumidores. A base móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. Nesta quinta-feira (25) a van continua no Center Shopping, das 10h às 22h. E na próxima semana, entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro, o serviço ficará no Uberlândia Shopping.

Se preferir, o consumidor pode utilizar outros canais oficiais de atendimento, Disque Procon 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h), Zap da Prefeitura (34 99774-0616) e ainda o faleprocon.uberlandia.mg.gov.br e consumidor.gov.br. A sede do Procon fica na avenida Benjamin Magalhães, 3, no bairro Tibery, com funcionamento das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Dicas

– Planeje financeiramente para fazer as compras;

– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;

– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;

– Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra;

– Fique atento às opções de parcelamento;

– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;

– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou WhatsApp;

– Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes; 

– Pesquisar reputação do e-commerce;

– Observar relatos de outros consumidores em relação ao site;

– Certificar que o endereço eletrônico tenha cadeado, isso assegura que o ambiente é confiável.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também