O Programa IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, retoma trabalho mais intenso de conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na semana do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, celebrado no 1º de dezembro, os profissionais retornam com a testagem rápida na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP Uberlândia), além de ampliar o atendimento do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza.
Para a testagem rápida, que acontecerá no dia 30 de novembro, os interessados devem agendar os atendimentos diretamente na unidade, situada na rua Yá Nasso, nº 376, bairro Planalto. Já no Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza, que fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt, a ampliação do atendimento vai acontecer na quarta-feira, 1º de dezembro. O atendimento diariamente da unidade acontece das 7h às 16h, estará aberto até às 20h no Dia Mundial da Luta Contra a Aids.
Para a coordenadora do programa, Claudia Spirandelli, ações dessa natureza acontecem para gerar uma conscientização na população, uma vez que a manutenção dos exames e o diagnóstico rápido são muito importantes. “Todos aqueles que estiveram em risco recente ou tiveram relação sem preservativo devem procurar atendimento sem receio, todos serão muito bem acolhidos pela equipe do programa. Quanto mais cedo tiver um diagnóstico, melhor a qualidade de vida desse paciente”, afirmou.
Diagnóstico e pandemia
Quanto mais cedo ocorrer a descoberta da IST, melhores são as chances de eficácia do tratamento. Conforme levantamento do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, entre janeiro e outubro, foram registrados 298 casos de Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Já para sífilis, foram diagnosticados 271 casos não especificados de sífilis, 157 em gestantes e 49 do tipo congênita.
Antes da pandemia do novo coronavírus, os interessados em realizar o teste podiam procurar o Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza sem agendamento. Agora, é necessário entrar em contato com a equipe e verificar quais horários estão disponíveis. Os agendamentos são feitos pelo telefone: (34) 3215-2444.
Unidades básicas
As ações de reforço na conscientização seguem ao longo do mês com auxílio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programa Saúde da Família (PSFs). Os locais orientarão a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.
Os testes rápidos estarão disponíveis nas unidades onde já fazem parte da rotina: nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Granada 2, Santa Luzia, Shopping Park 2, Shopping Park 3, Lagoinha, Aurora, Canaã 2, Jardim das Palmeiras 1, Dom Almir, Jardim Europa 1, Monte Hebron, Bom Jesus, Jardim Brasília 1, Jardim Brasília 2, São José e Martinésia, nas UBSs Santa Rosa, Patrimônio, Tocantins, Nossa Senhora das Graças, Brasil e Custódio Pereira, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Martins, Tibery e Luizote de Freitas e no Presídio Professor Jacy de Assis.