Notícias

IBGE e Prefeitura fazem primeira reunião de planejamento para o Censo 2022

Encontro contou com a presença de diversos setores da sociedade civil; pesquisa socioeconômica vai gerar cerca de 700 postos de trabalho na cidade
29 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia sediou, na tarde desta segunda-feira (21), a primeira reunião de planejamento do Censo Demográfico 2022, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará com o apoio da administração municipal e deve gerar cerca de 700 postos de trabalho temporário.

“As informações do Censo 2022 nos ajudam no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação, na área social, no saneamento básico, nos mais diversos setores. O IBGE tem todo o nosso apoio e peço apoio também aos empresários, à nossa população como um todo, para que atendam o instituto, abram suas portas para o Censo”, disse o prefeito Odelmo Leão.

A princípio, o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia por Covid-19. Com a perspectiva de retomada plena das atividades no país a partir do próximo ano, o IBGE voltou a planejar a pesquisa populacional. O primeiro censo realizado no Brasil em 1872 e, a partir do segundo, datado de 1990, passou a ocorrer a cada dez anos. O último levantamento do tipo feito pelo instituto foi feito em 2010.

Para auxiliar a pesquisa, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano já disponibilizou mapas e sistemas de informações sobre a organização da cidade. Um exemplo disso é o projeto Bairros Integrados, que permite um estudo da malha urbana.

Tecnologia e geração de emprego

De acordo com o coordenador de área do órgão federal, Daniel Nunes de Souza, serão criados na cidade oitos postos de coletas espalhados pelas regiões da cidade. “Vamos contar com o apoio dos órgãos públicos e associações para ter estrutura de atuação na cidade, o que inclui espaço para os pontos de coleta, acesso à internet via wifi, mobiliário e segurança”, informou.

Souza também comunicou que o IBGE vai abrir processo seletivo para contratação de quatro coordenadores censitários de sub-área, quatro agentes censitários municipais, 60 agentes censitários supervisores e 627 recenseadores. O edital para contratação dos coordenadores censitários será conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Censo 2022 está previsto para ser realizado de 1º de junho a 31 de agosto do ano que vem. A expectativa é que as equipes estejam prontas para treinamento até o final do 1º trimestre.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também