Uma intervenção artística com pintura ao vivo de um painel, realizada pelos artistas Tiago Dequete e Ronaldo Fly, marcou o início da exposição ‘VIVAcidade’, no Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), nesta terça-feira (30). A mostra, que é composta por 12 painéis que retratam a arte das ruas, tem a assinatura de diferentes artistas e pode ser visitada até 10 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na ocasião também ocorreu o lançamento de um livro de autoria da escritora e produtora cultural, Débora Costa, que também é a idealizadora da mostra. Com o mesmo nome da exposição, a publicação trata sobre a história do graffiti na cidade, com a curadoria de Tiago Dequete.
As obras que compõem a mostra são assinadas pelos artistas Anavi, Alexandre Geleia, Dequete, Gema, Julio Neguela, Kakko, Kali, Lucas Castro, Mariana Persi, Oelefante, Ronaldo Fly e Undef. A exposição também é uma celebração ao graffiti, com painéis retratando os personagens característicos, letras tridimensionais e paisagens próprias da modalidade artística.
“O nome VIVAcidade coincide com a ideia dos artistas que querem reescrever Uberlândia e torná-la viva, com novas cores e óticas na cena urbana. O livro e a produção apresentam uma espécie de recorte das ruas, pensando em levar diferentes cores e estéticas para dentro do Dmae e para os leitores”, afirmou Débora Costa.
O VIVAcidade faz parte do projeto “Ruas que falam”, aprovado pelo edital SMC nº 05/2020, referente a apresentação e seleção dos projetos culturais para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC 2021).
Prestigie!
O quê: Exposição artística “VIVAcidade”
Onde: Espaço Cultural do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Bairro Tibery)
Quando: até 10 de janeiro
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h