Notícias

Prefeitura reforça ações de conscientização sobre Dezembro Vermelho

Mutirão de testagem rápida de IST/Aids e Hepatite virais aconteceu nesta terça (30) na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP Uberlândia)
30 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 Dezembro Vermelho marca o calendário como período que reforça a conscientização e a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Prefeitura de Uberlândia, que já realiza campanhas de prevenção e ações durante todo o ano, executou, nesta terça-feira (30), o mutirão de testagem rápida na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP Uberlândia).

Para a coordenadora do programa, Claudia Spirandelli, ações dessa natureza acontecem para gerar uma conscientização na população, uma vez que a manutenção dos exames e o diagnóstico rápido são muito importantes. “Todos aqueles que estiveram em risco recente ou tiveram relação sem preservativo devem procurar atendimento sem receio, todos serão muito bem acolhidos pela equipe do programa. Quanto mais cedo tiver um diagnóstico, melhor a qualidade de vida desse paciente”, afirmou.

Para Edval Cantuário, presidente da RNP Uberlândia, a campanha Dezembro Vermelho intensifica a importância sobre o tema. “A parceira da RNP com a Prefeitura de Uberlândia é mais uma ferramenta essencial nesta luta, que acontece o ano inteiro e agora chamamos a atenção neste Dezembro Vermelho. Pessoas morrem de Aids porque testam tardiamente. Fazer o teste habitualmente é importante, além do mais é gratuito e rápido. E se der positivo, o paciente precisa entender que ele não está só. A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP Uberlândia) está de portas abertas, acolhendo emocionalmente e com informações, complementando o trabalho que é feito no Ambulatório IST/AIDS – Herbert de Souza”, ressaltou Cantuário.

No combate ao preconceito e para demonstrar a eficiência dos atuais tratamentos médicos que vem garantindo qualidade de vida aos que convivem com HIV, está Juliana Pedroso de 44 anos. Coaching, palestrante e embaixadora da RNP, Juliane relatou, durante a ação, a própria realidade sendo soropositiva e a importância sobre o tema. “O medo do diagnóstico é equivocado, porque a qualidade de vida de uma pessoa que vive com o vírus HIV pode ser muito boa. Antes de descobrir ser soropositivo, eu não prestava atenção na minha saúde, não me alimentava bem, não fazia exames frequentes, e não fazia nem exercício físico. Hoje eu me cuido muito mais, porque eu sei que existe vida em mim”, pontuou Juliane.

Prefeitura reforça ações de conscientização sobre Dezembro Vermelho 1
Fotos: Danilo Henriques/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Atendimento estendido

Em virtude ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, nesta quarta-feira (1º) a Secretaria Municipal de Saúde estenderá, especialmente, o horário de atendimento do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza, que fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. O atendimento acontecerá das 7h às 20h nesta quarta. Posteriormente, o ambulatório retornará ao horário normal, com atendimento das 7h às 16h.

Diagnóstico e pandemia

Quanto mais cedo ocorrer a descoberta da IST, melhores são as chances de eficácia do tratamento. Conforme levantamento do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, entre janeiro e outubro, foram registrados 298 casos de Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Já para sífilis, foram diagnosticados 271 casos não especificados de sífilis, 157 em gestantes e 49 do tipo congênita.

Antes da pandemia do novo coronavírus, os interessados em realizar o teste podiam procurar o Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza sem agendamento. Agora, é necessário entrar em contato com a equipe e verificar quais horários estão disponíveis. Os agendamentos são feitos pelo telefone: (34) 3215-2444.

Unidades básicas

As ações de reforço na conscientização seguem ao longo do mês com auxílio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programa Saúde da Família (PSFs). Os locais orientarão a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.

Os testes rápidos estarão disponíveis nas unidades onde já fazem parte da rotina: nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Granada 2, Santa Luzia, Shopping Park 2, Shopping Park 3, Lagoinha, Aurora, Canaã 2, Jardim das Palmeiras 1, Dom Almir, Jardim Europa 1, Monte Hebron, Bom Jesus, Jardim Brasília 1, Jardim Brasília 2, São José e Martinésia, nas UBSs Santa Rosa, Patrimônio, Tocantins, Nossa Senhora das Graças, Brasil e Custódio Pereira, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Martins, Tibery e Luizote de Freitas e no Presídio Professor Jacy de Assis.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também