Notícias

Prefeitura de Uberlândia firma parceria para fortalecer futebol de base

Acordo de cooperação funde equipes da Futel e do Essube e coloca atletas à disposição do Uberlândia Esporte Clube
1 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em evento realizado na sala de reuniões nesta quarta-feira (1°), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), firmou um acordo de cooperação com o Esporte Social Uberlândia (Essube), com interveniência do Uberlândia Esporte Clube e anuência do Praia Clube. Com a parceria, as equipes de futebol de alto rendimento da Futel e do Essube se tornarão uma só nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, e todos os atletas ficarão à disposição do Uberlândia Esporte Clube caso sejam chamados para integrar as categorias de base.

O prefeito Odelmo Leão destacou a importância da parceria. “Reunimos os principais representantes do esporte em Uberlândia para firmar um acordo que pudesse oferecer condições de progressão para nossos atletas da categoria de base. Agora eles estarão ainda mais preparados para disputar competições e buscar uma oportunidade no futebol profissional”, ressaltou.

Prefeitura de Uberlândia firma parceria para fortalecer futebol de base 1

“Com isso, melhoraremos a vida de um grande número de crianças e adolescentes por meio não apenas do esporte, mas também da educação, pois exigiremos frequência escolar de todos os participantes do projeto”, disse o prefeito.

A responsabilidade da Futel no acordo é oferecer estrutura adequada para a equipe, o que inclui campos de futebol para jogos e treinos, academia de musculação e fisioterapia. Além disso, será a responsável por fornecer profissionais de educação física para atuarem como treinadores da equipe nas categorias sub-11 e sub-13. “Tenho certeza de que essa parceria será um sucesso, pois temos em Uberlândia crianças e adolescentes com muito potencial para o futebol. Tudo que precisavam era dessa oportunidade”, disse o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Já o Essube terá a responsabilidade de inscrever os atletas de todas as categorias na federação de futebol correspondente e em competições (como o Campeonato Mineiro de Futebol do Interior), além de oferecer treinamentos e compor a comissão técnica nas categorias sub-15 e sub-17. “Foi maravilhosa a iniciativa do prefeito Odelmo Leão de reunir representantes do cenário esportivo de Uberlândia nesse acordo. Toda a cidade só tem a ganhar, especialmente os jovens que sonham em se tornar jogadores de futebol”, destacou o presidente do Essube, Josiesley Ferreira.

O Uberlândia Esporte Clube poderá solicitar, a qualquer momento, atletas da equipe para que possam integrar as categorias de base do UEC. “Essa parceria chega em um excelente momento, pois em 2022 teremos o centenário do Uberlândia Esporte Clube e, mais do que nunca, estamos focados em desenvolver um excelente trabalho no futebol de base. Com certeza, muitos atletas de destaque serão revelados graças a essa parceria”, completou o presidente do UEC, Rênio Garcia.

Prefeitura de Uberlândia firma parceria para fortalecer futebol de base 2

Forças do esporte

O evento contou com a participação do tetracampeão do mundo e coordenador das seleções de base da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Branco, que destacou a importância do acordo firmado. “Eu me sinto muito orgulhoso de participar dessa solenidade, pois o prefeito Odelmo Leão reuniu as principais forças do esporte de Uberlândia para desenvolver um projeto grandioso, que certamente dará excelentes resultados”, disse.

Durante a solenidade, todas as associações envolvidas na parceira ainda firmaram o compromisso de se reunir dentro dos próximos 15 dias para elaborar, ainda neste ano, o estatuto do projeto.

O Essube

O projeto do Esporte Social Uberlândia (Essube) foi iniciado em setembro de 2014, em uma comunidade carente, no bairro Morumbi, através dos ex-atletas profissionais de futebol, Henrique Cruz e Josiesley Ferreira, que sonhavam oferecer gratuitamente às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social um pouco da vivência e dos valores do esporte.

O Essube conta com mais de 400 jovens e crianças de 10 a 17 anos. Todos ganham material completo de treino, sem nenhum tipo de custo. Para participar, o aluno/atleta precisa estar matriculado no sistema regular de ensino.

A instituição já possui um terreno, localizado no bairro Lagoinha. A área de 14.332 metros quadrados, cedida pela Prefeitura de Uberlândia, será usada para construção do “Centro Esportivo e Educacional do Essube”.


 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também