Notícias

Conferência Municipal de Educação aborda conquistas e desafios do setor

Evento é promovido pela Prefeitura de Uberlândia e conta com a participação de profissionais da área
2 de dezembro de 2021

A Conferência de Educação de Uberlândia – Etapa Municipal (Ceudi) teve início nesta quinta-feira (2) para debater as conquistas e necessidades da educação. A Conferência é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) até sábado (3), no formato on-line, com plenárias sobre sete eixos relativos aos processos de ensino e de aprendizagem. Em cada eixo haverá a participação de 50 pessoas previamente inscritas. A Ceudi também é uma preparatória para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá em data a ser divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

“Esta conferência é uma oportunidade de revermos os planejamentos, definirmos prioridades, adequá-las ao novo contexto social, assegurar o direito à inclusão e continuarmos oferecendo educação com qualidade para todos”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, durante a abertura da Ceudi. Ela também destacou o empenho constante do prefeito Odelmo Leão e das equipes da SME em manter um ensino de qualidade, mesmo diante das adversidades impostas pela pandemia de Covid-19.

A abertura da Ceudi teve uma palestra ministrada pela doutora em Educação, Mirlene Ferreira Macedo Damázio, sobre o tema da edição 2021 da Conae, “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com a educação brasileira”. Dona de uma trajetória notável, Mirlene Damázio foi reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no estado do Mato Grosso do Sul (MS), onde atualmente é professora adjunta. A educadora também atuou em Uberlândia em diversas faculdades e na SME, onde implantou, juntamente com o ex-secretário municipal de Educação, Afrânio Azevedo, o projeto Ensino pelas Diferenças (EPD) e o Programa Básico Legal Ensino Alternativo, voltado para o atendimento das pessoas com deficiência e com dificuldades de aprendizagem.

Eixos das plenárias da Ceudi:

– Democratização da Educação: acesso, permanência, construção de conhecimento e terminalidade

– Educação e diversidade: reconhecimento, democratização, direitos humanos, justiça social, equidade e inclusão

– Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social

– Gestão democrática: participação popular e controle social

– Políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação

– Qualidade social, avaliação e regulação das políticas educacionais

– Valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Confira a programação da Ceudi

– Sexta-feira (3)

19h – Plenárias dos eixos

22h – Encerramento das plenárias dos eixos

– Sábado (4)

8h – Apresentação Cultural; 8h 20min – Continuação das Plenárias de Eixos.

12h – Encerramento das atividades do período da manhã.

14h – Continuação das Plenárias de Eixos

16h – Eleição dos Delegados para a Etapa Territorial

17h – Encerramento da Conferência

Veja Também