Notícias

Dmae instala novo sistema de automação no reservatório Santo Inácio

Tecnologia permite a detecção de problemas e correções mais rápida, garantindo eficiência e economia
2 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Comunicação/DMAE

Um novo sistema de telemetria e automação começou a funcionar nesta quinta-feira (2) no Centro de Reservação Santo Inácio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Com a atualização tecnológica, 19 parâmetros passam a ser monitorados em tempo real pela Central de Controle de Processos (CCP) direto da sede da autarquia.

O coordenador do núcleo de planejamento e expansão do sistema de abastecimento de água do Dmae, Arthur de Paula, destaca que a tecnologia permite a detecção de problemas e correções mais rápida, garantindo eficiência e economia. “O novo sistema permite um controle melhor do funcionamento das bombas e da parte elétrica, como também melhora a capacidade de promover e planejar manutenções preventivas dos conjuntos de motobombas, trazendo mais estabilidade para o conjunto de dispositivos”, explica.

Além de permitir registro em tempo real, o sistema armazena dados para análise de falhas e correções. Dentre os itens monitorados, estão tensão elétrica, variação de corrente, temperatura, estágios e períodos de funcionamento. Em caso de variações fora do padrão, o Dmae rapidamente tem condições de deslocar uma equipe para verificar o funcionamento dos dispositivos nos reservatórios.  

Dmae instala novo sistema de automação no reservatório Santo Inácio 1
Foto: Comunicação/DMAE

Ação coordenada

Segundo Arthur de Paula, a implementação da nova tecnologia é resultado de uma ação coordenada da diretoria técnica através das gerências eletromecânica e de abastecimento de água. “A unidade do Santo Inácio é a oitava a receber a modernização. Essa implementação é vantajosa para o Dmae, uma vez que os projetos e a confecção dos painéis são feitos dentro da autarquia numa ação conjunta entre as gerências”, afirma.

Dmae instala novo sistema de automação no reservatório Santo Inácio 2
Foto: Comunicação/DMAE

Além do reservatório Santo Inácio, também foram modernizados o reservatório das Chácaras Jockey Camp, a captação da ETA Sucupira (bombas anfíbias) e as elevatórias de esgoto do Canaã e Tubalina. Além da instalação de 14 novos painéis na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim, sendo 11 de automação, um de acionamento e dois de distribuição de energia. Otimizando o desempenho da estação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também