Notícias

Mostra de Cinema começa em Uberlândia com exibição de filmes e roda de conversa

Quatro obras de audiovisual foram exibidas nesta quinta-feira (2) no Centro Municipal de Cultura, além de outras atrações como foodtruck e apresentação da Banda Municipal
3 de dezembro de 2021
Fotos: Valter de Paula - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A quinta-feira (2) chegou em Uberlândia abrindo a Mostra de Cinema na cidade. O lançamento do evento cultural, que segue até domingo (5), aconteceu no Centro Municipal de Cultura com a exibição de quatro filmes dos onze selecionados, além de atrações como food trucks, apresentação da Banda Municipal executando trilhas sonoras e a roda de conversa com os representantes dos filmes exibidos.  

Incentivado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) e com patrocínio do Sistema Martins, a Mostra de Cinema, que possui entrada gratuita e acontece no Centro Municipal de Cultura, reuniu vários participantes que prestigiaram a abertura do evento. A servidora pública, Fabiana Santos prestigiou o primeiro dia, assistindo aos filmes da Mostra. “Acho necessário. É uma forma de promover e admirar o que é feito aqui. O evento está maravilhoso. Venham todos”, pontuou a jovem.

A programação de abertura contou com a exibição dos filmes: “Entre Cerrado e Caçarolas” com direção de Nara Sbreebow; “Uótizap” de Marcelo Branco; “É exatamente isso!” de Rubia Bernasci e “Álbum visual Liberdade” de Larissa Dardania e Natania Borges. “Produzimos um filme independente com a temática de resistência do corpo negro, do corpo LGBTQIA+. Para nós, é muito importante que a exibição aconteça e seja ampliada e a Mostra de Cinema é um meio maravilhoso para isso”, pontuou a diretora Natania Borges. 

Mostra de Cinema começa em Uberlândia com exibição de filmes e roda de conversa 1
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, a Mostra de Cinema, que faz parte da programação do Festival Culturas Populares, expõe e valoriza os talentos do audiovisual da nossa região, além de acentuar a cultura na cidade. “São filmes que possuem ligação com Uberlândia e trazem a riqueza da nossa arte regional. E para nós, é de muito orgulho vermos as pessoas prestigiando o evento, se divertindo, se emocionando e trocando experiências culturais por meio da roda de conversa. E não para por aí. De hoje até domingo, a programação especial, que é feita com zelo e profissionalismo, continua e toda a população está convidada para apreciar os encantos da Mostra de Cinema”, celebrou Mônica Debs. 

Confira a programação:  

SEXTA-FEIRA (3)

– 18h30: Documentário Festival de Dança do Triângulo – Direção: Heberton – Classificação: Livre

 – 20h05: Ainda Sangro por Dentro – Direção: Carlos Segundo – Classificação: 12 anos

 – 20h30: Starnight – Multidão em Um – Direção: Yuji Kodato – Classificação: 14 anos

 – 20h40: Inabitável (filme de Recife – Pernambuco) – Direção: Matheus Farias e Enock Carvalho – Classificação: 12 anos

 – 21h10: Roda de conversa com representantes dos filmes

SÁBADO (4)

– 13h às 18h: Oficina Etapas de produção do curta-metragem “Inabitável” – Ministrante: Matheus Farias (Recife-PE) – Participantes: até 30 

– 19h: Iara – Direção: Cássio Pereira dos Santos e Érika Pereira dos Santos – Classificação: Livre

– 19h15: De vez em quando ardo – Direção: Carlos Segundo – Classificação: 14 anos

– 19h30: É o fluxo – Direção: João Augusto e Roberto Camargos – Classificação: 16 anos

– 20h30: O Barco e o Rio (filme de Manaus – Amazonas) – Direção: Bernardo Ale Abinader – Classificação: 14 anos

– 21h: Roda de conversa com representantes dos filmes

DOMINGO (5)

– 13h às 18h: Oficina de Roteiro e Direção de Cinema – Ministrante: Bernardo Ale Abinader (Manaus-AM) – Participantes: até 40

– 19h: Wagão – Direção: Alex Oliveira, Roberto Camargos e Yuji Kodato – Classificação: 18 anos

– 19h35: Valentina (filme de Uberlândia e Brasília) – Direção: Cássio Pereira dos Santos – Classificação: 14 anos

– 21h30: Roda de conversa com representantes dos filmes

Oficinas da Mostra de Cinema

As duas oficinas ofertadas ocorrem, respectivamente, no sábado e domingo, sempre das 13 às 18h, no Cine Teatro Nininha Rocha: Etapas de produção do curta-metragem “Inabitável” (Matheus Farias – Recife) e Oficina de Roteiro e Direção de Cinema (Bernardo Ale Abinader – Manaus). As inscrições são feitas via cadastro no link: https://forms.gle/35EgazdobHDQYgPx8 ou (clique aqui). 

Veja Também