Notícias

Prefeitura dá andamento nas obras do viaduto da Nicomedes sobre a Vinhedos

Com mais de 22% de execução, estrutura deve receber os dois primeiros pilares ainda neste mês de dezembro
3 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia segue com as obras do viaduto da avenida Nicomedes Alves dos Santos, sobre a avenida Vinhedos, no setor Sul da cidade. A estrutura, que terá 340 metros de extensão, faz parte do programa Uberlândia Integrada I, atendendo a mais uma demanda da população na resolução do gargalo que o cruzamento representa para o trânsito na região.

A obra se encontra na etapa final da montagem da fundação das 140 estacas de sustentação, com dois blocos prontos e a previsão de que os dois primeiros pilares sejam colocados de pé ainda neste mês de dezembro. A parte de pré-moldados também segue em ritmo acelerado, com a execução de pilares, lajes, vigas e pré-lajes.

O viaduto beneficiará diretamente mais de 10 bairros e sete linhas do transporte público que transitam diariamente pelo local, devendo ser integrada ao corredor de ônibus que atenderá a região. Uma vez que a região Sul é uma das que mais crescem e com grande fluxo de veículos.

“Quando concluirmos mais esta obra de mobilidade urbana, vamos entregar à população a possibilidade de ter um trajeto mais dinâmico, gastando menos combustível e, principalmente, mais seguro”, afirmou o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.

Prefeitura dá andamento nas obras do viaduto da Nicomedes sobre a Vinhedos 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A obra

Localizado na avenida Nicomedes Alves dos Santos sobre a avenida dos Vinhedos, o viaduto terá 340 metros de extensão e duas faixas de rolamento para cada sentido da pista. Entre os bairros beneficiados diretamente estão o Shopping Park, Patrimônio, Jardim Indaiá e Cidade Jardim, dentre outros.

Quando concluída, a estrutura facilitará o tráfego de sete linhas do transporte público que realiza 277 viagens diárias, transportando mais de 10 mil passageiros. Também transitam diariamente no local cerca de 120 mil veículos.

A execução será de responsabilidade da BT Construções, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que consiste em um sistema licitatório mais ágil. Os trabalhos serão fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras.

Prefeitura dá andamento nas obras do viaduto da Nicomedes sobre a Vinhedos 2
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Intervenções no trânsito

Com o início da obra, foram necessárias algumas intervenções pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). Deste modo, o tráfego de veículos na avenida Nicomedes Alves dos Santos, sentido Centro-Bairro acontece da seguinte maneira:

– Próximo ao Gávea Business, os condutores vão acessar a alameda dos Pinhais (marginal da avenida Nicomedes). O tráfego na Nicomedes está totalmente interditado nesse sentido.  Antes de chegar ao cruzamento com a avenida Vinhedos, os motoristas devem voltar para a avenida Nicomedes e seguir o percurso normalmente. A pista ao lado do canteiro central também está interditada e a avenida tem duas faixas de circulação após o cruzamento com a avenida Vinhedos.

O tráfego de veículos na avenida Nicomedes Alves dos Santos, sentido Bairro-Centro vai acontecer da seguinte maneira:

– A faixa ao lado do canteiro central estará interditada e os condutores terão duas faixas de circulação.

Uberlândia Integrada

O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado e só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também