Com o intuito de otimizar os trajetos, o programa de melhorias na mobilidade urbana da Prefeitura de Uberlândia segue com as obras de construção da ponte na avenida dos Mognos, sobre o rio Uberabinha. Nesta sexta-feira (3), foi iniciada a instalação das pré-lajes, que são peças pré-moldadas a serem instaladas em toda a extensão da ponte, e que proporcionarão a concretagem da laje final, que é o próximo serviço a ser executado. Outra frente de trabalho continua com a terraplanagem do prolongamento da avenida dos Mognos.
O equipamento faz parte do programa Uberlândia Integrada II. Após a conclusão, a ponte sobre o rio Uberabinha ligará os bairros Jaraguá e Daniel Fonseca. A estrutura será um importante elo entre os setores oeste e central de Uberlândia, criando novas possibilidades de rotas para motoristas e transporte público.
A intervenção servirá de apoio para a avenida Getúlio Vargas e se tornar a única via que irá oferecer ligação direta às avenidas Rondon Pacheco, Marcos de Freitas Costa e bairros da região central, como Daniel Fonseca e Martins. A estimativa é de que 15 mil veículos possam trafegar pela região diariamente com a conclusão do viaduto.
Uberlândia Integrada II
Lançado inicialmente em 2011, o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como o prolongamento da avenida Anselmo Alves do Santos, o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo. O programa contempla dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de recapeamento de vias de todas as regiões.