Notícias

Mostra de Cinema chega ao fim neste domingo (5) com programação variada

Evento cultural começou na última quinta-feira (2) e destacou trabalhos regionais do audiovisual
5 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Valter de Paula - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, celebrou a realização da Mostra de Cinema em Uberlândia, que chegou ao fim neste domingo (5). O evento, que começou na última quinta-feira (2) faz parte da programação do Festival de Culturas Populares e ocorreu no Centro Municipal de Cultura (antigo Fórum).

Na mostra, 14 trabalhos do audiovisual relacionados ao município de Uberlândia e região, foram exibidos em telão. Além de filmes, curtas-metragens e documentários, fizeram parte do evento as rodas de conversas, debates, oficinas com os diretores dos filmes selecionados, apresentação especial da Banda Municipal de Uberlândia e food trucks para apreciação dos participantes.   

Neste domingo, a programação se encerrou com a exibição do filme “Wagão” de Alex Oliveira, Roberto Camargos e Yuji Kodato; e “Valentina” com direção de Cássio Pereira dos Santos, além de rodas de conversa e a oficina de Roteiro e Direção de Cinema com o cineasta maranhense Bernardo Ale Abinader.

Mostra de Cinema chega ao fim neste domingo (5) com programação variada 1
Foto: Valter /Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Participante de uma das oficinas realizadas, a estudante Sofia Fernandes, de 19 anos, acompanhou toda a mostra e fez questão de não perder o último dia. “Sou estudante de design e gosto muito de cinema. Na faculdade, fiz uma matéria sobre isso, mas foi muito rápido. E, por isso, estou aqui, neste domingo, acompanhando a oficina de Roteiro e Direção com o Bernardo, porque quero me aprofundar. Eu vim também nos dias anteriores pra assistir aos filmes e curtas e prestigiar a arte da nossa região. Foi muito bom”, pontuou a jovem.

Para o cineasta Bernardo Abinader, a exibição dos filmes, juntamente com as oficinas, é essencial para a aproximação do diretor com seu público. “É uma Mostra completa. Aqui, você assiste a obra e discute sobre ela e isso é muito rico. Você mostra a sua visão sobre o cinema e como tudo foi trabalhado”, explicou o diretor do curta-metragem “O Barco e o Rio”.

Mostra de Cinema chega ao fim neste domingo (5) com programação variada 2

Com entrada gratuita durante todos os dias do evento, a Mostra de Cinema se encerrou neste domingo, e para a secretária da pasta, Monica Debs, o evento comprovou e ressaltou as riquezas culturais que são produzidas na nossa região. “É muito importante termos um evento como este para abrir espaço e exibir as preciosidades que são produzidas ou ligadas à nossa terra. Exibimos filmes potentes, reflexivos, com temáticas necessárias que chamam à população para um diálogo. Fizemos tudo com grande dedicação e carinho. Agradeço a todos que prestigiaram, que participaram e fizeram tudo isso acontecer”, celebrou a represente da pasta. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também