Notícias

Portal Fornece Fácil facilita acesso de empresas às compras públicas

Funcionalidade permite pesquisar editais por categorias e ainda envia alerta de novas licitações disponíveis
6 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

Com o início das atividades do Portal Fornece Fácil, empresas e empreendedores terão um acesso facilitado das licitações municipais. Desenvolvida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), em parceria com as secretarias municipais de Governo e Comunicação, Administração e Gestão Estratégica, a ferramenta digital funciona de forma inovadora, descomplicando informações presentes dos editais, aproximando potenciais fornecedores das compras públicas.

No Portal Fornece Fácil, o empresário poderá fazer o cadastro da empresa, preencher campos que determinarão as atividades desempenhadas e, dessa forma, receber avisos específicos de licitações municiais, de acordo com os produtos ou serviços que os empreendimentos vendem ou executam.

Para consultas simples, o interessado poderá fazer buscas por materiais ou serviços, definir o porte da empresa fornecedora, se são itens ou serviços para o enfrentamento à Covid-19, e ainda aplicar filtros por linhas de fornecimento, modalidade, unidade compradora, situação e datas de publicação e licitação.  Dessa forma, a Prefeitura de Uberlândia permite que os fornecedores não precisem acessar os editais um a um, facilitando o acesso apenas às informações que os interesse.

Compras públicas

De acordo com informações do Ministério da Economia, o valor movimentado em todo o Brasil com processos de licitação no ano de 2019 foram de aproximadamente R$ 900 bi, valor que representa 12% do PIB brasileiro. E estudos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que neste mesmo período, essa porcentagem variava entre 15% e 20% em outros países.

“São iniciativas como esta, que estamos colocando em prática, que podem nos aproximar desse número maior. Para isso, é importante que o empreendedor entenda o processo e não veja como algo complexo, difícil. Então o portal facilitará, fazendo com que o processo fique mais claro e mais prático, sobretudo para o empreendedor local”, afirmou o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Jhonatan Félix.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load