O paratleta Mateus Carvalho, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceria da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – conquistou medalha de ouro na Copa América de Bocha neste sábado (11), após derrotar o peruano Dean Costa, por 4 a 0, em partida disputada no Centro Paralímpico de São Paulo. Mateus representa a seleção brasileira de bocha paralímpica e competiu na categoria BC3, acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho. Também integra a seleção o treinador Glênio Fernandes, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), outra parceira da Futel.
Mateus chegou à final após três vitórias tranquilas: 13 a 0 contra Nery Tay Yoxón (Guatemala), 13 a 0 contra o próprio Dean Acosta (Peru) e 9 a 0 contra Cristobal Aranda (Chile). “É muito gratificante conquistar o ouro em uma competição que, além de importante, representa o início da preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. Essa vitória só me foi possível devido ao constante apoio da Futel, do CDDU e do Praia Clube”, ressaltou o paratleta.
A conquista da medalha de ouro por Mateus e sua convocação para a seleção brasileira, assim como a do assistente esportivo Oscar Caravalho e do treinador Glênio Fernandes, tem ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia, manteve a rotina de treinamento de todos os paratletas de alto rendimento com chances de convocação para competições nacionais e internacionais.
No caso da bocha, os treinos são realizados no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com todos os cuidados preventivos necessários, como uso obrigatório de máscara de proteção e distribuição de álcool em gel.