Notícias

Prefeitura entrega melhorias em praças dos bairros Custódio Pereira e Laranjeiras

Espaços contam com equipamentos e estrutura para melhor atender a população
12 de dezembro de 2021
Fotos: Danilo Henriques - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Em compromisso com a oferta de mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura entregou, neste domingo (12), as melhorias realizadas na Praça da República, no bairro Custódio Pereira e a inauguração da nova praça Cristina Cavanis, localizada no bairro Laranjeiras. 

A primeira delas, com intervenções iniciadas em novembro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, incluiu a limpeza geral e revitalização da área de 3.796 metros quadrados situada em frente à Igreja de Nossa Senhora da Abadia, localizada na rua Luíz Vieira Tavares, no bairro Custódio Pereira. O espaço também recebeu arborização, com plantio de mudas produzidas no Horto Municipal e que somam à vegetação: são seis ipês, seis jacarandás, quatro quaresmeiras e duas sete copas.

Prefeitura entrega melhorias em praças dos bairros Custódio Pereira e Laranjeiras 1

O local abriga um cruzeiro, representando a tradição religiosa da paróquia, e que foi trocado recentemente pela comunidade católica que frequenta as missas. A Prefeitura incrementou a revitalização com calçamento de 40 metros cúbicos de concreto, incluindo calçadas e passarelas internas para caminhada. A ação foi antecedida por limpeza e preparação do solo. As melhorias incluem, ainda, a implantação de 14 bancos de concreto e lixeiras no entorno da área verde. 

Prefeitura entrega melhorias em praças dos bairros Custódio Pereira e Laranjeiras 2

“É muito importante que espaços como estes recebam a estrutura necessária para que a população possa usufruir com mais conforto. São locais que tornam a nossa cidade mais bonita, mais aconchegante, além de garantir uma qualidade de vida muito melhor para toda a comunidade”, disse a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, presente no evento durante a manhã.

Também esteve presente na cerimônia de entrega, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Custódio Pereira, Ivaldo Rodrigues, que comentou sobre os benefícios que a melhoria traz para a comunidade. “A gente agradece ao prefeito pela revitalização da praça. Ficamos muito felizes de ter mais uma opção de fazer uma caminhada, um novo abrigo para o ponto de ônibus. Toda a comunidade, tanto da igreja, quanto de todo o bairro, fica muito satisfeita”

Prefeitura entrega melhorias em praças dos bairros Custódio Pereira e Laranjeiras 3

Seguindo o cronograma da modernização da iluminação pública, viabilizado pela Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura e a empresa Engie, foi feita a substituição de 14 luminárias de vapor de sódio pela tecnologia de LED na praça. A melhoria ocorre em toda a cidade e, até o ano de 2022, com a conclusão do projeto, estima-se uma redução de quase duas mil toneladas de gás carbônico por ano.

Praça Cristina Cavanis

Prefeitura entrega melhorias em praças dos bairros Custódio Pereira e Laranjeiras 4

Na tarde deste domingo, também foram finalizadas as obras da nova praça Cristina Cavanis, localizada no bairro Laranjeiras. Com as melhorias, moradores do bairro e adjacentes poderão usufruir de mais um espaço público amplo, equipado com academia, paisagismo e com iluminação pública moderna através da tecnologia em led. Com área total de 2.468 mil metros quadrados, a praça recebeu também calçamento, escadarias e rampas de acesso para a paróquia, melhorando o espaço de convivência e trazendo qualidade de vida aos usuários.

“A gente fica muito agradecido ao prefeito por ter conseguido fazer essa praça pra gente. Todos ficam muito satisfeitos de ter uma academia como esta, um espaço bonito, e que agora vai ser muito bem utilizado e cuidado por toda a comunidade”, afirmou o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Laranjeiras, Genésio Augusto da Silva, conhecido por todos como China.

Prefeitura entrega melhorias em praças dos bairros Custódio Pereira e Laranjeiras 5

O nome escolhido para a praça foi em homenagem à italiana Cristina Cavanis, mãe dos católicos Antônio Ângelo Maria Cavanis e Marcos Antônio Pedro Maria Cavanis, que em 1802 iniciaram um trabalho voltado para o acolhimento social. Os “Cavanis”, como eram conhecidos, iniciaram uma série ações humanitárias em frentes missionárias para atividades educativas. Em Uberlândia, este trabalho é representado por meio da “Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis”, fundada no ano 2000, no Bairro Laranjeiras, sendo uma subsede da Associação Antônio e Marcos Cavanis, que está presente no Brasil há 50 anos.

Veja Também