Notícias

Fim de ano com exposição natalina na Casa da Cultura

Além da coleção de presépios, visitantes podem conhecer trabalho de Renata Oli, um convite à reflexão sobre o processo de metamorfose
13 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques - Secretaria de Governo e Comunicação/ PMU

Quem nunca se encantou com a beleza e o significado de um presépio? A montagem do estábulo de Belém, onde nasceu o menino Jesus, tem sua origem em 1223, na Itália, quando São Francisco de Assis teve a iniciativa de representar a cena do Natal. No Brasil, o primeiro presépio teria sido apresentado aos índios e colonos portugueses em 1552.

De lá pra cá, o presépio vem ganhando reinterpretações, de acordo com particularidades dos artistas, suas vivências e expressões culturais de cada região. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo oferece uma oportunidade para a população apreciar essa diversidade em uma exposição na Casa da Cultura.  

A mostra apresenta uma seleção de presépios artesanais da coleção particular da arquiteta e professora Marília M. Brasileiro Teixeira Vale. São trabalhos produzidos no Brasil, México, Peru e Bolívia, adquiridos em viagens feitas pela profissional ao longo dos anos.

Cada peça revela o olhar e as memórias de quem a produziu sobre essa época do ano tão festiva. Miniaturas em cerâmica e em prata peruana, enfeites feitos com palha, tecidos e madeira compõem a exposição que vai continuar aberta à visitação do público até 27 de janeiro de 2022.

No mesmo dia, se encerra também a exposição Metamorfoseando, de Renata Oli. A artista faz um convite à reflexão na sala de experimentações visuais. Imagine essa sensação: sentar-se diante de incontáveis borboletas que tomam o ambiente, ouvindo um som como se fosse o de suas asas e podendo, silenciosamente, pensar no processo de metamorfose pelo qual elas passam.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também