Monitores do Núcleo da Coleta Seletiva e do Programa Escola Água Cidadã (Peac) estão realizando uma ação de conscientização sobre o descarte correto de lixo junto aos moradores e comerciantes do bairro Tocantins, em área próxima ao Bosque Guanandi e ao Córrego do Cavalo. A iniciativa do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) visa preservar a área que margeia o córrego, evitando descarte de entulhos na área de proteção ambiental. As ações começaram na terça-feira (14) e vão até sexta-feira (17).
As orientações nas residências e comércios estão sendo realizadas em cerca de 20 quarteirões dentro de um raio de 500 metros do bosque. Desde julho deste ano, o bairro Tocantins conta com o serviço de coleta seletiva, uma vez por semana às sextas-feiras a partir das 13h30.
O supervisor de coleta seletiva do Dmae, Arthur Rosa, ressalta que esta ação visa reforçar aos moradores a importância de se separar o material que pode ser reciclável para a coleta seletiva. “Também orientamos que entulhos e restos de construção civil devem ser destinados ao ecoponto do bairro. E o lixo convencional deve ser entregue ao caminhão e não descartado próximo ao córrego”.
A área da margem do Córrego do Cavalo receberá o plantio de mudas com a finalidade de recuperar o trecho do bosque municipal do Guanandi. O trabalho, que vai ser realizado na manhã de quinta-feira (16), é uma ação conjunta do Dmae e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.