Notícias

Excelência na atenção primária de Uberlândia é modelo para Itabira

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira faz visita para conhecer estratégias e processos de trabalhos desenvolvidos em Uberlândia
15 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Divulgação/Secretaria de Governo e Comunicação

Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebe, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), a visita de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira. A equipe técnica conhecerá os processos implantados na Atenção Primária e que motivaram o município de Uberlândia a ser uma referência no serviço para outros municípios. 

A equipe de Itabira é composta pela secretária Municipal de Saúde, Luciana Sampaio, a coordenadora de Gestão em Saúde, Fabiana Lima, e a Superintendente de Ações em Saúde, Alice Teixeira. Nesta quarta, elas conheceram como funciona a Rede de Atenção à Saúde de Uberlândia e visitaram a UBSF Shopping Park, que tem um padrão de estrutura das novas unidades.  Para a secretária de saúde, o trabalho feito em Uberlândia é um modelo para a reestruturação que pretendem fazer em Itabira.

“Uberlândia é referência na assistência à saúde na atenção primária. Por isso, estamos aqui para conhecer as práticas de excelência e aplicá-las no nosso município, colocando o cuidado da saúde da população no plano central. Além disso, vimos que o modelo de Uberlândia, onde o gerenciamento da assistência é realizado pelas Organizações Sociais, rende bons frutos, e esse vai ser nosso primeiro passo”, detalhou Luciana Sampaio. 

Dando continuidade ao cronograma, a equipe visitará na quinta-feira (16), a UBSF Novo Umuarama, o Hospital Municipal e o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde. O local é o primeiro de Minas Gerais com atendimento multiprofissional exclusivo para pacientes que foram diagnosticados com Covid-19, ficaram internados, e agora precisarão de cuidados contínuos.

Excelência na atenção primária de Uberlândia é modelo para Itabira 1
Foto: Divulgação/Secretaria de Governo e Comunicação

Centro Colaborador do Conass

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI, que veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também