Notícias

Prefeitura assina contrato para revitalização e ampliação da rede de água e esgoto

Melhorias preveem, por exemplo, a execução de dois novos reatores na ETE Uberabinha e a construção de adutoras para melhorar abastecimento da região Oeste
15 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia assinou, nesta quarta-feira (15), contrato com a Caixa, na linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 100 milhões para revitalização e ampliação da rede de água e esgoto da cidade, sobretudo, com melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Uma obra que ampliará a capacidade da estação e modernizará as instalações para que a ETE possa atender a demanda atual e futura de tratamento de efluentes.

Na ocasião, o prefeito Odelmo Leão destacou que as melhorias visam aumentar a capacidade de tratamento de efluentes da estação em mais de 30% e preparar a ETE Uberabinha para o crescimento habitacional em Uberlândia. “Esta é mais uma obra que vai trazer o futuro da cidade para o presente, atendendo hoje uma demanda dos próximos anos”, afirmou.    

Além da execução de dois novos reatores e retrofit dos 12 reatores já existentes na estação, será executado um segundo canal de flotação. Melhorias no esgotamento sanitário dos bairros São Jorge, Shopping Park, Luizote, Mansour e um interceptor na avenida Rondon Pacheco para ampliação do esgotamento dos bairros Santa Mônica, Santa Luzia, Segismundo Pereira e Lagoinha.

Na ETE Uberabinha será feita a substituição do sistema de remoção de areia dos reatores, instalação de caixa de comporta (reatores-flotação), substituição e implantação de novas tubulações, implantação de escotilhas de acesso, substituição do sistema de descarga de lodo, aumento do número de distribuidores de vazão, substituição do sistema de coleta de biogás e adequação do sistema de amostragem. Cada reator tem volume aproximado de 5450 m³ e capacidade de tratamento de 176 litros por segundo.

Já em relação às ações para o sistema de abastecimento, o financiamento permitirá a construção de uma nova adutora interligando os reservatórios Santo Inácio e Canãa. A ação melhorará ainda mais o abastecimento da região Oeste de Uberlândia.

Prefeitura assina contrato para revitalização e ampliação da rede de água e esgoto 1

ETE Uberabinha

A ETE Uberabinha, localizada no Distrito Industrial, é a estação responsável pelo tratamento de 95% do esgoto coletado em Uberlândia. Os outros 5% estão concentrados na unidade dos bairros Aclimação e Ipanema. Atualmente, a estação tem capacidade de tratar o esgoto de uma população equivalente a 806.400 habitantes, sendo que sua capacidade total é para 889.260 habitantes.

A operação da ETE Uberabinha foi iniciada em 2003 e passou por melhorias no período de 2010 a 2012, quando foi realizada a reforma de oito reatores anaeróbios, construção de mais quatro e uma central de desidratação de lodo. O Dmae conta também com outras sete ETEs (Aclimação, Ipanema, Marielza, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama e Miraporanga). Na zona urbana, a cidade alcança 100% de esgoto coletado e tratado.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também