Notícias

Procon-MG lança cartilha sobre empréstimo consignado

Número de reclamações envolvendo problemas financeiros, recebidas pelo Procon Uberlândia, passou de 3.446 para 5.113 reclamações, crescimento de 32% no último ano
15 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

As questões relacionadas a problemas financeiros sempre estiveram entre os assuntos mais reclamados junto aos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Em 2021, como possível reflexo da pandemia da Covid-19, esse quadro de vulnerabilidade dos consumidores frente aos problemas financeiros se agravou. Dados extraídos dos atendimentos feitos pelos Procons, em Minas Gerais, mostram que, somente neste ano, o tema corresponde a 38,88% dos atendimentos. Em Uberlândia, no mesmo período, já são 5.113 reclamações, 32% a mais que no ano passado, que fechou com 3.446.

É neste contexto de ocorrência de fraudes financeiras envolvendo empréstimos consignados que o Procon-MG está lançando a Cartilha: “Empréstimo consignado: guia para não cair em ciladas”. No material os consumidores encontrarão várias dicas, como quais cuidados ter antes de contratar o empréstimo, onde reclamar e o que fazer se forem vítimas de golpes. Acesse aqui a cartilha na versão digital, disponibilizada no site do Procon e também no portal do Ministério Público de Minas Gerais .

As reclamações relativas a crédito consignado também tiveram aumento de 111% em Uberlândia, passando de 105 (2020) para 222 (2021). O crescimento no número de demandas foi registrado de janeiro a novembro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. Esses dados foram extraídos do Sindec.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também