Notícias

Líder do Executivo entrega Grande Medalha ao Grupo Paranaíba

Primeira Grande Medalha Ary de Castro Santos, honraria da Prefeitura de Uberlândia, foi entregue durante comemorações pelo centenário do empresário Ary de Castro Santos
17 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O prefeito Odelmo Leão concedeu, nesta sexta-feira (17), a Grande Medalha Ary de Castro Santos ao Grupo Paranaíba de Comunicação. A cessão da homenagem foi realizada na sede do Grupo, criado na cidade, e fez parte de diversas atividades em alusão ao nascimento do fundador da empresa de comunicação que dá nome à honraria. A ocasião também marcou a inauguração do Memorial Ary de Castro Santos e foi presenciada por diversos familiares, funcionários e empresários.

A Grande Medalha Ary de Castro Santos foi idealizada pelo prefeito Odelmo Leão e concretizada pelo decreto 19.493 (30 de novembro de 2021) para homenagear o mérito cívico de pessoas, jurídicas e naturais que prestam ou prestaram serviços de grande relevância à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Uberlândia. A honraria será concedida anualmente pelo prefeito municipal no dia 17 de dezembro, data comemorativa do nascimento de Ary de Castro Santos.

“Cada pessoa tem sua história e a do senhor Ary foi de muita humildade, mas também de determinação. Ele foi uma pessoa empreendedora, pacificadora e que sempre se preocupou com os menos favorecidos. Ajudou a construir Uberlândia em vários sentidos como o econômico, o social e o de comunicação”, disse o prefeito.

O presidente do Conselho Consultivo do Grupo Paranaíba, Ary de Castro Santos Júnior, filho de Ary de Castro, disse que ficou surpreso ao tomar conhecimento da medalha. “É uma surpresa que o prefeito Odelmo Leão nos deu e que muito nos honra. Nós só temos a agradecer”, destacou. Ele ainda disse o quanto o empreendedorismo de seu pai foi bem sucedido e que o maior bem obtido é ter os funcionários como patrimônio do grupo.

Líder do Executivo entrega Grande Medalha ao Grupo Paranaíba 1
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Um pouco da história de Ary de Castro Santos

Ary de Castro Santos nasceu no dia 17 de dezembro de 1921, filho de Nicomedes Alves dos Santos e Marieta de Castro Santos. Com o pai, ajudou na promoção de eventos sociais e culturais no Cine Teatro Uberlândia.

Ary Pai, como é carinhosamente chamado pelos familiares e funcionários do Grupo Paranaíba, herdou ações originais da Rádio Educadora e passou a administrá-la nos anos 1950, quando investiu em jornalismo, esporte, cultura, prestação de serviços e no famoso Balcão de Empregos.

Em 1975 obteve concessão para explorar um novo canal de televisão e, em 1978, colocou no ar a primeira emissora totalmente em cores do interior do país, nascendo então a TV Paranaíba Canal 10 de Uberlândia. Juntamente com a TV, inaugurou a Rádio Paranaíba 100,7, passando a comandar, simultaneamente, três veículos de comunicação. Ary de Castro Santos faleceu em 5 de janeiro de 1997.

Líder do Executivo entrega Grande Medalha ao Grupo Paranaíba 2
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Grupo Paranaíba, o resultado do empenho de Ary de Castro Santos

O Grupo Paranaíba de Comunicação é formado pela TV Paranaíba e pelas rádios Paranaíba FM e Educadora FM. Este último é o veículo de comunicação mais antigo de Uberlândia e que atuou no segmento AM desde 1953, migrando para FM em 2017. Já a Paranaíba FM atua no segmento musical sertanejo desde os anos 1980.

A TV Paranaíba é afiliada à Record TV desde 2003 e foi a primeira emissora em diversas atividades, como transmissão totalmente em cores em Uberlândia, a utilizar sistemas de micro-ondas em 400 quilômetros, a operar no interior brasileiro com a recepção via satélite e a implantar na região a programação 100% HD em suas transmissões. Sediada em Uberlândia, a emissora leva sua programação em único sinal para 89 municípios do Triângulo Mineiro ao Sul de Minas, para um público potencial de 2,8 milhões de telespectadores.

Para o superintendente nacional de rede da Record, André Silva, que participou das homenagens, é uma honra ter a TV Paranaíba como afiliada. “Tudo que é produzido por esta emissora é de ótima qualidade e de nível nacional. Prova disso é que sempre utilizamos materiais de Uberlândia em coberturas para todo o Brasil”, destacou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também