O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está executando a desobstrução e limpeza em cerca de 80 metros da rede de drenagem pluvial da avenida Raulino Cotta Pacheco entre a avenida Vasconcelos Costa e a rua Alexandre Marquez. Devido a ação, o trecho centro bairro da avenida ficará parcialmente interditado até sexta-feira (24).
A supervisora de drenagem pluvial do Dmae, Ana Flávia Medeiros, explicou que o descarte irregular de lixo como garrafas PET e outros resíduos volumosos na rede de drenagem pluvial produz uma barreira com o acúmulo de terra na rede. “Estamos fazendo a limpeza, em alguns pontos usamos o hidrojateamento para liberar a rede e o escoamento da água de chuva ocorrer normalmente”, disse.
Para melhorar a drenagem da água de chuva no bairro Martins, o Dmae vai estudar, no próximo ano, a possibilidade de reformar as bocas de lobo, que atualmente se localizam entre a calçada e o meio fio, trocando por aquelas com grade, localizadas na via, que fazem uma retenção melhor de resíduos maiores.
A autarquia também pede a colaboração da população para evitar o descarte irregular de resíduos nas ruas e avenidas, desde garrafas PETs a material de construção civil. Contribuindo assim com o bom funcionamento das redes e evitando alagamentos.