Devido ao avanço nas obras do viaduto da avenida dos Municípios, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), informa que, neste domingo (26), haverá interdição parcial da avenida Rondon Pacheco, sentido Prefeitura/ Praia Clube, no trecho da rua Icaraí até à rua Tijuca, no bairro Tabajaras.
A interdição está programada para ocorrer das 6h às 20h para a instalação de sete vigas com 30 metros de comprimento cada uma no novo viaduto em construção. Para a realização do serviço, a empresa licitada Grada Construtora utilizará três guindastes e uma carreta. Mesmo com o trecho interditado, será garantido o acesso de veículos de moradores que residem no local.
A Settran reforçará a sinalização nas vias para orientar os motoristas para o desvio que acontecerá pela rua Icaraí, convergindo logo em seguida à esquerda para acessar a rua Senador Salgado Filho. Essa, por sua vez, dará entrada novamente para a avenida Rondon Pacheco (confira ilustração). Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, a interdição foi pensada de uma forma que não se prejudique a dinâmica do trânsito no local. “O trabalho será feito no domingo porque é o dia que temos o menor fluxo de veículos e pensamos sempre em reduzir o transtorno dos motoristas”, pontuou o secretário à frente da Settran.
Viaduto da avenida dos Municípios
O viaduto está sendo erguido entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio. Com cerca de 215 m e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada sentido da via, a nova passagem vai diminuir o tempo de viagem de aproximadamente 25 mil passageiros (considerando o fluxo do período anterior à pandemia) das seis linhas do transporte público coletivo, além dos mais de 70 mil carros que passam pelo local todos os dias.
O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado no âmbito do Uberlândia Integrada. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade. As obras que foram iniciadas em abril deste ano e, após a instalação das sete vigas previstas neste domingo (26), a construção atingirá 35% de conclusão.