Notícias

Procon reforça dicas de como se programar para as compras do fim de ano

Planejar o orçamento é fundamental para evitar o endividamento em 2022
22 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

O Natal está próximo e muitas lojas, para atrair a atenção dos consumidores, estão com as vitrines repletas de sugestões. Para qualquer opção, independente do preço, o Procon orienta que é preciso considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode evitar futuros problemas. Confira as dicas elaboradas pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).


            Segundo Egmar Ferraz, superintendente do Procon, planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário. Além disto, no início do ano, vem as despesas inevitáveis como impostos e material escolar dos filhos. “A virada do ano é para muitos um momento de renovação e novos planos, mas também pode ser de surpresas desagradáveis para quem não se planejar financeiramente. Isso porque, logo nos primeiros meses, os brasileiros se deparam com gastos inevitáveis do período”.

            O primeiro passo para as compras, é a escolha do presente e a pesquisa de preços, seja para compras presenciais ou pela Internet. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao cadeado de segurança e prazo de entrega. É importante ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados.

            Nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria para desistir da compra, com restituição total dos valores e frete. Já nas compras presenciais, a política de troca depende do estabelecimento. O aviso deve estar sempre destacado no cupom fiscal ou na mercadoria. No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto apresentar defeito.


            Outra dica importante é verificar o preço à vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros mensal e anual. Sempre que possível é preferível comprar à vista e negociar descontos.

Planejamento

Segundo Egmar Ferraz, a sociedade precisar aprender a consumir, evitando o consumo por impulso, o que acaba acarretando o endividamento. Para comprar presentes para o Natal, seria necessário, desde o início do ano, já ter o planejamento para esse custo.

Dicas importantes para 2022

– Planeje gastos e economias

– Defina o padrão de vida compatível com a renda

– Estabeleça metas e sonhos tangíveis

– Priorize pagar dívidas ao invés de novos gastos

– Antes de comprar, responda a pergunta: eu preciso?

– Pesquisar preços antes de comprar

– Cuidado com os gastos do cartão de crédito

– Programe-se para comprar nas promoções

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também