Notícias

Uberlândia já conta com 90% da população acima de 12 anos vacinada contra Covid-19

Com estrutura ampla e força-tarefa das equipes da Prefeitura de Uberlândia, vacinação segue avançando no município
23 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Após 11 meses da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Uberlândia, a Prefeitura de Uberlândia já contabiliza mais de 550 mil pessoas totalmente imunizadas – o que representa em torno de 90% da população acima de 12 anos. Em relação às pessoas com ao menos uma dose, o quantitativo é de 99,5%.

Os números são frutos da dedicação da atual administração e da logística montada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Imunização e das equipes da Atenção Primária.

“O reflexo de todo nosso trabalho em levar a imunização para o povo é a constante queda dos números de novas infecções de Covid-19 na cidade e de óbitos. Sempre defendemos a vacina e não medimos esforços para torná-la acessível o mais rápido possível à população. Mas podemos ir além e aumentar ainda mais nossa proteção. Por isso, as pessoas que ainda estão com o esquema vacinal incompleto precisam garantir a dose”, recomendou o prefeito Odelmo Leão.

Com o incremento da dose adicional ao esquema vacinal, a Prefeitura de Uberlândia segue vacinando a população e oferecendo a mesma estrutura, com aplicação das doses no modelo de drive-thru, visita nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e albergues, além de disponibilizar pontos fixos de vacinação: Arena Sabiazinho, ginásio do UTC e o Centro Municipal de Cultura.

Uberlândia já conta com 90% da população acima de 12 anos vacinada contra Covid-19 1
Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Desde a última segunda (13), foram vacinadas mais de 43 mil pessoas. Novos cronogramas serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde assim que o Município receber novas doses do Estado. 

Com toda essa estrutura e a disponibilização de doses pelo Ministério e distribuição da Secretaria de Estado de Minas Gerais, a cidade se destaca em percentual de aplicação das doses recebidas entre as maiores cidades de Minas Gerais, atingindo a marca de aproximadamente 93% das doses aplicadas.Isso mantém o município à frente, por exemplo, de Belo Horizonte (90,17%), Contagem (91,51%) Juiz de Fora (90,16%) e Uberaba (92,86%), conforme respectivos vacinômetros municipais e estadual verificados até a manhã deste quinta-feira (23).

Uberlândia já conta com 90% da população acima de 12 anos vacinada contra Covid-19 2
Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Esquema vacinal completo

Quanto mais doses aplicadas, maior é a imunidade individual e, consequentemente, a cobertura da população em geral. Apesar da campanha de imunização e dos esforços das equipes para levar a vacina à população, o Programa Municipal de Imunização contabiliza 87.400 mil pessoas que estão com o esquema de vacinação incompleto, sendo que apenas 7.700 solicitaram reagendamento.

 Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, a Prefeitura tem trabalhado dentro do que é da sua competência, oferecendo estrutura física e humana, para viabilizar e agilizar a imunização. No entanto, é preciso que a população se conscientize da importância da vacina e faça também a sua parte.

“Receber a dose da vacina é uma proteção da saúde do indivíduo e um bem para a comunidade para controlarmos a doença e evitar, novamente, uma superlotação dos leitos. A prova da eficácia da vacina está na redução da taxa de internação e nos óbitos nos últimos meses. Para continuar com essa estabilidade, as pessoas precisam comparecer aos agendamentos”.

 Para solicitar um novo agendamento, basta entrar no Portal de Prefeitura, acessar a aba “Enfrentamento ao Coronavírus”, clicar no botão “Cadastro para Vacinação” e depois em “Reagendamento”. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data. O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também