O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue como referência pelos investimentos em abastecimento de água, tratamento de efluentes e ampliação da coleta seletiva. Em 2021, além de inaugurar a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Capim Branco, que aumentou a capacidade de abastecimento para 1,5 milhão de habitantes, o Dmae assinou contrato de R$ 100 milhões com a Caixa para revitalização e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha.
Outra ação de destaque foi a ampliação da coleta seletiva para 17 novos bairros, com o serviço alcançando 61 bairros, o equivalente a 85% de Uberlândia.
Dessa forma, Uberlândia se mantém como destaque nacional em saneamento básico ao ocupar a terceira posição em nível nacional e a primeira em Minas Gerais, no ranking de 2021 do Instituto Trata Brasil. A cidade também tem as melhores pontuações no ranking Universalização do Saneamento Básico, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), em que ocupa a categoria “Rumo à Universalização”, para os munícipios com mais de 489 pontos, dentro dos índices de saneamento.
“Essa posição de destaque é consequência direta do esforço dos nossos colaboradores no atendimento às necessidades da população e dos investimentos contínuos na melhoria do saneamento”, afirmou o diretor geral da autarquia, Adicionaldo dos Reis Cardoso.
Confira algumas das ações realizadas em 2021:
– Entrega das obras do Sistema de Tratamento de Água Capim Branco com capacidade para produzir 2 mil litros de água por segundo.
– Assinatura de contrato com a Caixa no valor de R$ 100 milhões para revitalização e modernização da ETE Uberabinha, melhorias no sistema de esgotamento com a execução de dois interceptores.
– Ampliação da Coleta Seletiva com mais 17 novos bairros atendidos, alcançando 85% da cidade (atualmente são atendidos 61 bairros).
– Início da operação do novo sistema com três motobombas anfíbias na captação de água bruta da ETA Sucupira.
– Substituição de 28 mil hidrômetros em atendimento à portaria do Inmetro.
– Instalação de uma nova caixa d’água na UAI Martins, substituindo a antiga devido ao desgaste. O dispositivo tem capacidade para 40 mil litros.
– Dmae melhora eficiência dos canais de flotação da ETE Uberabinha; ampliação da eficiência da ETE Uberabinha com a substituição de dois sopradores com as respectivas centrais de aeração.
– Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito do Cruzeiro dos Peixotos, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV).
– Substituição de 100 metros da rede de esgoto do bairro Alvorada, na rua Edgar de Oliveira Castro, entre a rua Gentil de Cardoso de Paula e o trevo Sérgio Fonseca Gomes.
– Reforço na rede coletora de esgoto do bairro Morumbi. Execução de mil metros de um total de 3 mil, de rede coletora de esgoto entre a estação elevatória do bairro e o emissário.
– Plantio de 40 mil mudas nativas do cerrado dentro do Programa Buriti – iniciativa visa a recuperação de 40 hectares em APPs de 14 propriedades.
– Programa Buriti Cidade – revitalização do Córrego Lagoinha em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
– Programa Escola Água Cidadã (Peac), ganha prêmio de Boas Práticas Ambientais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
– Programa Escola Água Cidadã (Peac) e Buriti são contemplados com o selo “Semad Recomenda 2021”, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
– Uso de sementes das áreas de nascentes recuperadas pelo programa Buriti para a produção de novas mudas de espécies nativas. O viveiro do programa já conta com mais de 9 mil mudas de 12 espécies.
– Implantação de 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis) – nos Ecopontos e no Parque do Sabiá.
– Execução de um bolsão de retenção de água de chuva no bairro Morumbi com capacidade volumétrica de 78,5 mil metros cúbicos.
– Execução de 250 metros de um total de mil metros de rede de drenagem pluvial no bairro Morumbi com a instalação de 70 metros de ramal, 12 bocas de lobos duplas, 9 grelhões, 16 poços de visitas (PV) e 6 caixas de passagem.
– Ampliação da rede de drenagem pluvial e instalação de dois grelhões na avenida Nicodemos Alves dos Santos acima do Viaduto Carlos Saraiva.
– Instalação de um extravasor com extensão de 30 metros por 950 mm de diâmetro na lagoa do bairro Santa Luzia.
– Execução de uma calha de drenagem superficial, com 2,70m de largura por 53 metros de comprimento e um extravasor com 600 mm de diâmetro, na avenida Geraldo Motta Batista.
– Recuperação da passagem do Rio Uberabinha sob a ponte da avenida Fernando Vilela, no bairro Daniel Fonseca. Rebaixamento do aterro sob o vão da margem direita da ponte, melhorando o fluxo natural do rio, reduzindo os riscos de inundação na avenida.
– Ampliação da rede de drenagem na avenida João Mendes e instalação de grelhões nas ruas José Carrijo e José Lélis França no cruzamento com avenida João Naves de Ávila.
– Execução de uma travessia de rede de drenagem pluvial com 1500 mm de diâmetro, melhorando o escoamento da avenida Juracy Junqueira de Rezende, Alameda Arnolde de Almeida Castro e rua Adamastor Leocádio.