Notícias

Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2021

Cursos e projetos ligados à criação de peixes, fruticultura e à aquoponia foram os destaques da fundação
30 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Lado a lado com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) teve papel fundamental para o enriquecimento da produção rural da cidade, contribuindo para a profissionalização de produtores. Através do compartilhamento de informações, os projetos e cursos realizados neste ano de 2021 possibilitaram uma otimização dos processos de produção em busca de resultados cada vez mais satisfatórios, aliada à melhor utilização dos recursos naturais.

Dentre as atividades realizadas pela autarquia, se destaca o projeto de pesquisa em fruticultura, que busca uma produção econômica e racional, que tem como consequência um aprimoramento do cultivo de novas espécies de frutas. O estudo permite resultados a curto, médio e longo prazo, de forma a fornecer informações aos produtores para que seja possível disponibilizar safras periódicas, utilização de técnicas orgânicas.

Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2021 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Ainda neste ano de 2021, a Fundação realizou, com a parceria da SMAEI, o curso de aquoponia, que possibilitou aos participantes o conhecimento teórico e prático da técnica de produção de peixes (aquaponia), aliada ao cultivo de plantas com água, sem a necessidade de solo. Durante o ano, forma mais de 50 participantes.

Para promover ainda mais esses conhecimentos de forma prática, com um maior número de pessoas, a autarquia realizou também o Dia de Campo. Um projeto em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro e a SMAEI, que promoveu o compartilhamento de técnicas ligadas à fruticultura, poda e adubação e piscicultura com 30 participantes.

Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2021 2
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Tais ações permitiram à Ferub fazer com que as produções geradas em alguns cursos e projetos fossem direcionadas à 13 instituições filantrópicas da cidade. Cerca de 400 kg de peixes e aproximadamente 150 kg de uvas foram doadas, com o intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (SMDSTH), de forma a fortalecer o trabalho desenvolvido pelas entidades.

Manutenção das atividades

Possibilitando que as atividades realizadas pela autarquia sejam mantidas e que permaneçam em constante evolução, é necessário que os espaços e equipamentos passem por aprimoramentos constantes. Confira as principais ações da Ferub na manutenção das atividades:

– Manutenção do pomar com seis espécies frutíferas;

– Manutenção dos tanques suspensos com a criação de Tilápias e Pangas;

– Início da reforma de estufas de produção de mudas e viveiros;

– Aquisição de equipamentos e utensílios para futura utilização na agroindústria;

– Aquisição e instalação de equipamentos de monitoramento da fazenda da Ferub;

– Aquisição de equipamentos para utilização no futuro laboratório de alevinagem;

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load