Notícias

Sine Uberlândia realiza mais de 100 mil atendimentos em 2021

Municipalização da unidade pela Sedesth modernizou a estrutura de atendimento democratizando ainda mais o acesso ao mercado de trabalho
30 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Incorporado às frentes de trabalho realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) Uberlândia realizou mais de 100 mil atendimentos em 2021. Um trabalho que foi possível com estruturação e atendimento das demandas da unidade, mesmo em período de pandemia.

As atividades do Sine acontecem sob o comando da Diretoria de Formação Profissional e Geração de Emprego e Renda, que possuem, ainda, ações que visam impactar diretamente na empregabilidade e renda da população de Uberlândia, como capacitação profissional e a aproximação dos cidadãos às necessidades do empregador, potencializando as chances ingresso no mercado de trabalho.

Os atendimentos do Sine buscam alternativas para os trabalhadores que procuram uma oportunidade profissional, acesso a habilitação e ao seguro-desemprego, encaminhamento para qualificação profissional, bem como para as demandas dos empregadores por trabalhadores. Neste primeiro ano de gestão municipal do Sine, foi realizada uma modernização da estrutura da unidade, com a melhoria no atendimento, possibilitando a captação de mais 14 mil vagas.

Mesmo com a retomada das atividades presenciais no Sine em abril, um grande feito neste ano de 2021 como facilitador ao acesso das vagas de emprego foi o lançamento da Plataforma Online SINE. Uma ferramenta virtual de atendimento e apoia o trabalhador, que se mostrou ainda mais importante no período de pandemia, já que evita o deslocamento dos interessados para realizar o cadastro.

Sine Uberlândia realiza mais de 100 mil atendimentos em 2021 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Capacitação e profissionalização

Mesmo com a crise sanitária, que ainda definia normais mais restritas no início deste ano de 2021, a Sedesth possibilitou a manutenção de cursos profissionalizantes de forma remota e, com a liberação das atividades presenciais, ampliou a oferta de cursos e até a inauguração de mais um centro profissionalizante no Complexo Social Tocantins. Além de parcerias como a cooperação entre o município e o Senac, possibilitando mais vagas em cursos profissionalizantes.

Os cursos são gratuitos e abrangem segmentos de atuação como gastronomia, mecânica, informática, maquiagem, vendas, marketing, tecnologia, costura e estética. Podendo participar aqueles com mais de 16 anos, nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso e renda familiar de, no máximo, três salários mínimos.

Sine Uberlândia realiza mais de 100 mil atendimentos em 2021 2
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Na intenção de democratizar o acesso à capacitação, uma das ações da diretoria é o Ônibus Meu Ofício. Um veículo adaptado com a estrutura necessária para levar cursos profissionalizantes aos bairros de Uberlândia, com a intenção de qualificar jovens e adultos de baixa renda na própria comunidade.

Foram 46 modalidades de cursos ofertados, com a cooperação de 12 parceiros, possibilitando a inserção de 968 pessoas no mercado de trabalho. No último dia 20 de dezembro, o Prefeito Odelmo Leão realizou a entrega de mais de 3 mil certificados para os participantes dos cursos de profissionalização concluídos no ano de 2021.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também