Com o desenvolvimento de ações socioassistenciais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) realiza trabalhos voltados para a garantia de direitos e atendimentos das necessidades sociais da população. Almejando assim, através de políticas públicas, a superação das situações de vulnerabilidade e risco social identificadas no território do município de Uberlândia. Dessa forma, a pasta realizou, no ano de 2021, mais de 1,4 milhões de atendimentos.
Confira as principais ações desenvolvidas pela equipe da Sedesth, que atua em frentes de trabalho, por meio de 16 diretorias:
– Inauguração do Complexo Social do bairro Tocantins com NAICA, CRAS e Centro Profissionalizante;
– Entrega do NAICA e do CRAS do bairro Canaã;
– Mais de 185 mil atendimentos feitos no CRAS;
– Mais de 1,5 mil crianças e adolescentes atendidos nos NAICAs;
– Criação do Busão Social, que leva os atendimentos da Sedesth aos bairros;
– Mais de 47 mil pessoas receberam benefícios sociais;
– Implantação da Oficina de Robótica;
– Mais de 1,5 mil atendimentos na Casa da Mulher;
– Mais de 383 mil atendimentos na Diretoria de Proteção Básica ao Idoso e ao Deficiente;
– Atendimento de mais de 2,7 mil pessoas em situação de rua e migrantes;
– Captação de mais de 14 mil vagas de emprego pelo Sine;
– Realização de 46 modalidades de cursos profissionalizantes gratuitos;
– Implantação do curso de mecânica de motos;
– Mais de 3 mil pessoas capacitadas profissionalmente, sendo 60% mulheres;
– Ampliação de parcerias para aumentar o número de cursos profissionalizantes;
– 8.299 novos cadastros do Cadastro Único.
– 11.025 atualizações do Cadastro Único.
– 244 adolescentes atendidos pelo programa Jovem Aprendiz.
– 1.419 crianças/adolescentes que iniciaram acompanhamento no programa CREAS PROTETIVO.
– 264 adolescentes que iniciaram acompanhamento no programa CREAS SOCIOEDUCATIVO.
– CEAIs com capacidade de atendimento para 11.480 idosos.
– 19.934 cestas básicas entregues.