Notícias

Dmae estima a substituição de 35 mil hidrômetros em 2022

Iniciativa atende a portaria do Inmetro que prescreve a verificação ou troca do medidor com sete anos ou mais de uso
4 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já iniciou a substituição preventiva dos hidrômetros. A autarquia espera trocar 35 mil medidores neste ano. A iniciativa atende portaria do Instituto Nacional de Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que prescreve a verificação ou troca dos hidrômetros com sete anos ou mais de uso.

O coordenador do núcleo de hidrometria, José Augusto Alves da Silva, explicou que os moradores dos bairros Santo Inácio, São Lucas, Shopping Park, Jardim das Seringueiras, São Gabriel, Canaã, Novo Umuarama, Minas Gerais, Jardim Botânico, já receberam o aviso da troca, que foi enviado junto das faturas de serviço de água e esgoto. “Agora, nossos profissionais estão nestas localidades fazendo a troca preventiva. Este é um trabalho que visa garantir a confiabilidade da leitura para o contribuinte. Também seguimos com outras atividades do núcleo, como troca corretiva, pesquisas e aferição dos hidrômetros em nosso laboratório”, afirmou.

A substituição preventiva dos medidores não tem custo para os moradores. Este trabalho é realizado por técnicos do Dmae, identificados com crachá, uniforme e veículo (motocicleta) da autarquia. Atualmente, o parque de hidrômetros da cidade conta com cerca de 220 mil unidades.

Laboratório

A aferição do hidrômetro é o que garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. Antes da substituição, os novos medidores passam por análise em uma bancada no laboratório de hidrometria do Dmae. A autarquia possui um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país. Caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o setor de hidrometria pelo número 3228-7754.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também