Notícias

Prefeitura de Uberlândia apresenta balanço de ações do Novo Agro

Programa gera profissionalização ao pequeno produtor
4 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Divulgação/ Secretaria de Governo e Comunicação

A Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) apresentou os resultados do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, o Novo Agro em 2021. Criado pela Prefeitura de Uberlândia em 2017, o Programa, além de acompanhamento técnico e capacitações, também conta com a realização de eventos e feiras. Com a iniciativa, em 2018, o programa Novo Agro rendeu ao prefeito Odelmo Leão o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.

“O Novo Agro cria condições para que os pequenos produtores tenham acesso a capacitações, treinamentos, recursos produtivos e oportunidades de mercado, gerando valor e renda no campo”, declarou a Secretária Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.

Prefeitura de Uberlândia apresenta balanço de ações do Novo Agro 1

Agroecologia

Ao todo foram realizadas 120 horas de assistência técnica, dentro do pilar da Agroecologia, para os 32 produtores inscritos, que cultivaram cerca de 50 espécimes de hortaliças e 11 de frutíferas, além da reativação da Feira Novo Agro, que acontece no Parque do Sabiá, e da realização da Semana do Produtor Rural, que ofertou palestras, dias de campo e vários outros eventos voltados ao produtor.

Também ocorreram mais de 70 visitas em hortas escolares, institucionais e comunitárias a fim de elaborar um projeto de suporte e assistência técnica em 2022. Além disso, a SMAEI está realizando experimentos agronômicos com culturas cultivadas em especial por pequenos produtores rurais do Município. O objetivo desses experimentos é demonstrar cientificamente o potencial do pó de basalto se utilizado como insumo na agricultura, bem como obter a quantidade ideal de pó a ser ministrado em cada umas das culturas. Para tanto, foram iniciados experimentos em conjunto com a UFU e o IFTM e com a participação da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub).

Prefeitura de Uberlândia apresenta balanço de ações do Novo Agro 2

“O Novo Agro cria condições para que os pequenos produtores tenham acesso a capacitações, treinamentos, recursos produtivos e oportunidades de mercado, gerando valor e renda no campo”, declarou a Secretária Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.

Agroindústria

Dentro do pilar da Agroindústria, durante o ano de 2021 houve em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater) a retomada dos treinamentos de Boas Práticas de Manipulação (BPM) e de gestão aos produtores rurais das agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem vegetal e animal, objetivando assim, a melhora da qualidade do processo de fabricação e do produto final, a diminuição de custos, além de agregar novos valores. Ao todo foram disponibilizadas 55 horas de treinamento para 26 agro industriários.

Prefeitura de Uberlândia apresenta balanço de ações do Novo Agro 3

Aquicultura

O pilar da aquicultura realizou a reforma na estrutura de 10 tanques de alvenaria com capacidades que variam entre 54 m³, 83 m³ e 300 m³ e incentivou a produção de pescados e alevinos, realizando 24 visitas técnicas.

A SMAEI também realizou a capacitação de produtores com a realização de dois cursos de Aquaponia, que contaram com a participação de 31 pessoas, em parceria com a Ferub, capacitando para a produção de pescados e vegetais de forma sustentável.

Prefeitura de Uberlândia apresenta balanço de ações do Novo Agro 4

Avicultura Caipira

A Avicultura Caipira, mais um dos pilares do Programa Novo Agro, fomentou a adesão de produtores ao Programa, além de auxiliar na regularização de 15 produtores no Registro da Granja Avícola no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Durante todo o ano, a SMAEI vem realizando o monitoramento da doença de Newcastle e Influenza Aviária por meio de coleta de amostras em galinhas, e após a análise laboratorial os resultados são sempre negativos. Durante as visitas técnicas de acompanhamento verifica-se o manejo, a alimentação das aves, as condições higiênico-sanitárias e de bem-estar.

O Programa também oportuniza aos produtores da avicultura palestras sobre Avicultura Caipira e reuniões mensais entre a equipe técnica da Coordenadoria de Pecuária da SMAEI e Emater para programação de ações e visitas técnicas orientadas (61 realizadas durante 2021).

Ao todo, este pilar já fomenta uma média mensal de 17.900 dúzias de ovos caipiras (214.800 ovos), beneficiados na Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados da Associação Camponesa de Produção da Reforma Agrária (Acampra) e a inclusão mensal de cerca de 4.610 dúzias (55.320 ovos) na merenda escolar por meio do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), além do comércio varejista em todo o município.

Prefeitura de Uberlândia apresenta balanço de ações do Novo Agro 5

Gastronomia

Em 2021, o pilar de Gastronomia do Programa Novo Agro retomou a Feira Novo Agro que acontece às terças-feiras no Parque do Sabiá.

Prefeitura de Uberlândia apresenta balanço de ações do Novo Agro 6

Turismo Rural

O sexto pilar do Novo Agro, o Turismo Rural, realizou durante todo o ano de 2021 inúmeras visitas a zona rural de Uberlândia, incluindo distritos e propriedades com potencial turístico (indicadas pelos outros pilares ou por solicitação dos proprietários). Também esteve presente com palestras online na Semana do Produtor Rural, e promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural o curso de Agente de Turismo Rural (264 horas) com 16 participantes.

“O Novo Agro tem como objetivo principal potencializar negócios rurais já existentes e fomentar novos empreendimentos, gerando assim, emprego, renda e melhoria da qualidade de vida para a nossa população rural. Em 2021, realizamos 998 horas de visitas técnicas, capacitações e treinamentos”, finalizou Thalita Costa Jorge.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também