Notícias

Programa Buriti conclui plantio de 40 mil mudas em áreas de preservação

Iniciativa recupera cerca de 40 hectares em APPs de 11 propriedades rurais
5 de janeiro de 2022

O Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) concluiu nesta semana o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas do cerrado. A ação foi realizada nas áreas de preservação permanente (APP) de 11 propriedades rurais localizadas às margens do ribeirão Bom Jardim e rio Araguari. A autarquia aproveitou o período chuvoso que é propício para o crescimento das mudas.

De acordo com o supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, o plantio foi iniciado em dezembro na fazenda Capão Grande, onde seis mil mudas foram plantadas, compreendendo uma área de seis hectares. “Para concluir, nossa equipe executou o plantio de 5200 mudas em uma área de 5,2 hectares na fazenda Pôr do Sol que contém áreas de preservação próxima do rio Araguari”, explicou.  

 O supervisor ressaltou que durante o plantio, ocorre uma preparação com coroamento (limpeza ao redor da muda), aplicação de calcário, adubo, formicida e gel hidroretentor. “Esta é uma ação que amplia a área protegida próximo às nascentes e mata ciliar dos córregos, com benefícios para a natureza e a sociedade, preservando a vida dos rios”, disse.

As ações de proteção de APPs e plantio de espécies nativas colocam o programa Buriti em um patamar de referência em preservação ambiental para Minas e o Brasil. O programa existe há 13 anos e já recuperamos mais de 6,5 mil hectares de vegetação em APPs.  

Buriti rural

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação (2008) já foram realizados 595 mil metros lineares de cerca e o plantio de 499 mil mudas nativas em uma área protegida aproximada de 6,5 mil hectares. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Veja Também