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Educação municipal contou com muitos avanços no ano de 2021

Novas tecnologias, canal de TV exclusivo e retorno das aulas presenciais, entre outras ações, marcaram o ano letivo
6 de janeiro de 2022
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O ano de 2021 entrou para a história da educação municipal de Uberlândia como um dos que mais obteve avanços tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem. Seguindo uma determinação do prefeito Odelmo Leão, as equipes da Secretaria Municipal de Educação (SME) inovaram os serviços prestados para garantir acessos pedagógicos aos estudantes, garantindo o o acesso ao setor essencial mesmo durante a pandemia de Covid-19. O uso inovador da tecnologia se uniu a procedimentos tradicionais do magistério, como trabalho em equipe, descoberta de novos saberes e muita humanização. Ao todo foram 68.408 estudantes atendidos, sendo que foram criadas 1.084 vagas. O ano encerrou com atendimentos pedagógicos em 166 unidades escolares, distribuídas em 67 escolas municipais de educação infantil (Emeis), 41 escolas na zona urbana, 13 escolas na zona rural e 45 OSCs.

“Nossa maior prioridade sempre foi a qualidade do ensino, por isso, revisamos planejamentos e promovemos adequações de acordo com o contexto social, sempre com a proposta de garantir a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, além de incentivar a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, destaca a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Canal de TV exclusivo da educação municipal

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Pela primeira vez, Uberlândia passou a contar com um canal de TV com sinal aberto, totalmente voltado para a educação municipal e com programação diária durante 24 horas. Como opção diante da suspensão das aulas presenciais, os estudantes puderam sintonizar a novidade pelo canal digital 8.2 UHF e assistir as exibições exclusivas do “Escola em Casa” e conteúdos complementares voltados para a educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja). A gravação das videoaulas contou com mais 70 professores da Rede Municipal de Ensino em cinco estúdios montados no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Também houve a participação de 50 professores capacitados para atuar como editores das vídeoaulas por meio da plataforma on-line licitada Xtream Solutions e

Distribuição de tablets e ampliação da rede de tecnologia e informática

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Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Em outra ação de ampliação do Escola em Casa, a Prefeitura de Uberlândia disponibilizou 11.375 tablets para alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino devidamente inscritos e ativos no programa Bolsa Família. A implantação do benefício foi uma iniciativa exclusivamente municipal e permitiu melhores acessos pelos estudantes ao processo de ensino e de aprendizagem. Cada kit tecnológico entregue aos alunos continha tablet, carregador, cabo USB, capa de proteção e cartão para acesso à internet com cinco gigas.

Ainda na proposta de unir educação e tecnologia, houve o aumento da velocidade da internet em 109 escolas, sendo 40 do ensino fundamental e 59 de educação infantil. A rede lógica também foi restruturada em 40 escolas de ensino fundamental, com viabilização da instalação de equipamentos de distribuição de sinal de internet sem fio (wireless) nas salas de aula para uso de professores e alunos.

Kits escolares

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Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Os tradicionais kits escolares, lançados durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão, mais uma vez foram distribuídos para todos os alunos municipais. Foram mais de 68 mil alunos contemplados com os conjuntos oferecidos para estudantes da educação infantil, ensino fundamental, Pmaja, EJA e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da SME.

Kits de alimentos

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A SME distribui 136.110 kits de alimentos para alunos devidamente inscritos no programa. Desta forma foi possível contribuir com a alimentação de diversas famílias, mesmo durante a pandemia, além de diminuir os gastos das famílias com alimentação. Cada kit foi montado contendo diversos gêneros alimentícios e hortifrútis.

Alimentação escolar

Com o retorno das aulas presenciais foi feita a introdução de novos alimentos na merenda escolar, como lentilha, feijão preto, trigo e chocolate em pó, entre outros. Houve ainda a introdução de produtos orgânicos proveniente da agricultura famílias como temperos, quitandas caseiras, verduras, ovos caipira e frutas sazonais. Para atender as datas comemorativas houve a inclusão de comidas típicas como pipoca, canjica, amendoim para festas juninas e iogurte de frutas no dia das crianças.

Escola Bem Arrumada

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 O Escola Bem Arrumada, que tem o objetivo de cuidar e recuperar as estruturas físicas das escolas, reformou 32 escolas. O programa também atendeu todas as unidades da rede com serviços como capinas, roçagens, higienizações de caixas d’água e reparos em telhados. Tem ainda a construção, em andamento, de uma escola para atendimento em tempo integral, em parceria com a Secretaria de Obras.

Trabalhos do setor de marcenaria não pararam

A marcenaria da SME reformou 1.405 mobiliários para salas de aula, como cadeiras escolares, armários, estantes, arquivos e mesas escolares, de professor para refeitórios, além de porta-colchões e porta-mochilas, dentre outros. O setor fabricou ainda 203 itens como quadros brancos, armários, estantes, arquivos, mesas, bancos suportes para TV, dentre outros.

Transporte escolar

Diante da suspensão das aulas presenciais, a SME manteve o pagamento emergencial de R$ 2 mil reais mensais para os motoristas que realizam o transporte escolar municipal.

Capacitação de profissionais

Como forma de apoiar os educadores na retomada das aulas presenciais com os temas, 180 diretores, vice-diretores e analistas pedagógicos participaram de cursos on-line com os temas: “Suporte ao educador”, “Aprendizagem socioemocional”, “Liderando as estratégias e operações”, “Abordando as lacunas acadêmicas” e “Desafios sociais”. Também houve a participação on-line de 235 professores em cursos tecnológicos, 937 professores em cursos de formação continuada e 214 professores em cursos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

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